Método para a Determinação da Saturação de Óleo Remanescente (SOR) em Reservatórios de Petróleo
Descrição
Método para determinação da saturação de óleo remanescente (SOR) em reservatórios de petróleo, com emprego do elemento radônio como traçador natural.
Palavras-chave
Problema
A saturação de óleo remanescente (SOR) é o principal parâmetro de caracterização de um reservatório de petróleo. Entretanto, a determinação do SOR apresenta algumas dificuldades, como a inacessibilidade das formações petrolíferas e a complexidade do processo de extração do petróleo. Métodos que acessam a formação e contatam as porções de interesse são os traçadores naturais e artificiais. Porém, devido às dificuldades operacionais, os traçadores artificiais não permitem a determinação da SOR de forma contínua ao longo da vida útil do campo. Assim, os métodos disponíveis são caros, operacionalmente trabalhosos e geram resultados pouco representativos, sendo principalmente, não passíveis de uso na forma contínua ao longo da vida útil do reservatório.
Diferenciais
A determinação de SOR pelo método proposto é qualitativamente superior aos métodos convencionais, pois sua baixa complexidade e custos operacionais torna possível sua utilização de forma contínua durante toda vida útil do reservatório. Essa possibilidade de repetição da medida ao longo do tempo viabiliza a avaliação da eficiência do processo de recuperação em vigência em uma área/reservatório, como também outras avaliações comparativas entre áreas horizontalmente vizinhas e/ou reservatórios/zonas verticalmente sobrepostos.
Aplicação
Aplicações industriais
Situação
Know How
Inventores
ALBERTO AVELLAR BARRETO - CDTN
AMENÔNIA MARIA FERREIRA PINTO - CDTN
RUBENS MARTINS MOREIRA - CDTN
MARIA APARECIDA DE MELO - PETROBRÁS
IVONETE PEREIRA GONZALEZ DA SILVA - PETROBRÁS