Histórico do Programa de Pós-Graduação do CDTN
O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais (Stricto Sensu), recomendado pela CAPES em julho de 2002, em nível de mestrado, iniciou suas atividades a partir de fevereiro de 2003, no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/CNEN), uma das unidades de pesquisa da Comissão Nacional de Energia Nuclear, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI.
Em fevereiro de 2010, o Conselho Técnico-Científico da CAPES recomendou o curso de Doutorado em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais do CDTN e a primeira turma iniciou suas atividades em agosto de 2010. Em 2022, o Conselho Técnico da CAPES aumentou o conceito do Programa de Pós-Graduação do CDTN para 5, em uma escala que varia de 1 a 7.
Os futuros mestres e doutores estarão capacitados para contribuir no desenvolvimento de processos, na utilização eficiente de tecnologias avançadas e na formação de novos profissionais, tanto no setor produtivo especializado, como em instituições de ensino e pesquisa.
Este enfoque de formação se fundamenta em um Programa multidisciplinar que abrange as áreas de engenharia nuclear, ciência e engenharia de materiais, física e química experimental da matéria condensada, física e biologia na saúde, geociências e tecnologia mineral e aplicações de técnicas nucleares em meio ambiente, indústria e medicina, áreas onde o emprego das radiações e o profundo entendimento das interações entre radiação e matéria são de fundamental importância.