Núcleo de Saúde do Trabalhador - NUCSAT
Publicado em
18/10/2021 17h03
Atualizado em
09/02/2024 12h21
Finalidade
Gerenciar a área de Saúde do Trabalhador e suas interfaces, considerando as especificidades dos trabalhadores e das atividades de trabalho executadas nos diversos locais do CDTN.
Atribuições básicas
- Coordenar a realização dos Exames Periódicos dos servidores do CDTN e trabalhadores cedidos, conforme o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da Comissão Nacional de Energia Nuclear;
- Prestar o atendimento inicial à comunidade do CDTN, em caso de urgências/emergências e encaminhar as vítimas para uma unidade de atendimento especializado, quando necessário;
- Programar as ações de promoção à saúde do trabalhador e da trabalhadora, inclusive em matéria de saúde bucal;
- Planejar atividades preventivas junto à Comissão Interna de Saúde do Servidor Público – CISSP, no que diz respeito aos acidentes de trabalho e às doenças e agravos mais frequentes na região;
- Prestar assistência de Enfermagem em cuidados condizente com a complexidade área de atuação e a disponibilidade local;
- Realizar ações no âmbito do Serviço Social, prestando apoio aos trabalhadores e seus familiares, sempre que necessário;
- Segregar e dar destinação final, conforme as normas pertinentes, aos lixos químicos, perfurocortantes e/ou infectantes gerados no NUCSAT;
- Orientar a comunidade do CDTN em matéria de saúde do trabalhador;
- Gerenciar os documentos referentes aos afastamentos dos servidores e trabalhadores cedidos de outros órgãos (atestados e declarações de comparecimento), intermediando o agendamento pericial dos mesmos, orientando os servidores a respeito do processo e acompanhando todos os trâmites;
- Preparar relatórios e análises pertinentes à saúde do trabalhador;
- Emitir análise e parecer médico para caracterização e enquadramento de atividade especial;
- Acompanhar as atividades nos diversos setores do CDTN e avaliar possibilidades de melhoria;
- Ser depositário fiel de toda a documentação relativa aos processos e relatórios pertinentes à saúde dos trabalhadores e colaboradores, cuidando de sua autenticidade, guarda adequada, rastreabilidade e auditabilidade, resguardados os aspectos éticos envolvidos.
Subordinação funcional
Serviço de Gestão de Pessoas - SEGEP