Notícias
TECDOC 1831 da AIEA tem participação de pesquisadora e laboratório do CDTN
A pesquisadora Maria Ângela de Barros Correia Menezes, com o Laboratório de Ativação Neutronica, do CDTN, teve participação nos trabalhos que resultaram no TECDOC 1831 da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que tem como título “Proficiency Testing by Interlaboratory Comparison Performed in 2010-2015 for Neutron Activation Analysis and Other Analytical Techniques”, publicado em 2017.
Mais de 30 laboratórios participaram entre 2010 e 2015 em testes consecutivos de proficiência organizados pela AIEA em conjunto com os Wageningen Programas de Avaliação de Laboratórios Analíticos (WEPAL) para avaliar os seus desempenhos analíticos. Trata-se de um novo mecanismo que a AIEA implementou para apoiar os laboratórios de Análise por Ativação por Nêutrons (AAN) na demonstração do seu desempenho analítico através da participação em programas de ensaios de proficiência por comparação interlaboratorial. Essa atividade possibilitou a identificação de desvios e não conformidades, suas causas e o processo de implementação de abordagens efetivas para eliminá-las. O Laboratório de Ativação Neutrônica do CDTN demonstrou uma excelente performance em todas as campanhas em que participou.
A publicação desse TECDOC relata as descobertas e inclui lições aprendidas dessa atividade. Um CD-ROM anexo ao TECDOC contém muitos documentos de laboratório participantes individuais, compartilhando seus resultados individuais e a experiência adquirida com essa participação. Você pode acessar o conteúdo do CD no link.
Maria Ângela tem pós-Doc em Ciências e Técnicas Nucleares (2011), doutorado em Química (Inorgânica) (2002), mestrado em Ciências e Técnicas Nucleares (1984), todos pela pela UFMG, especialização em Técnicas Nucleares (NUCLEBRAS/UFMG,1979) e graduação em Engenharia Química (1978), também pela UFMG. Atualmente é Pesquisadora Titular III do CDTN/CNEN, Professora na Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais do CDTN/CNEN e professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Técnicas Nucleares do Departamento de Engenharia Nuclear da UFMG. E é Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 – CNPq (2017).