Notícias
Sistema Atalanta é divulgado na Caminhada Rosa de BH
Representantes do CDTN e da Vigilância Sanitária do Estado se reúnem na tenda (Foto: cedida por Maria do Socorro Nogueira/CDTN)
A caminhada de três quilômetros foi pouca se comparada à disposição das centenas de participantes da Caminhada Rosa de Belo Horizonte. Realizada no último domingo de outubro, 27, na Avenida Bandeirantes, o ato de conscientização contra o câncer de mama está em sua quarta edição.
Na ocasião, foram dispostas tendas com informações sobre a saúde da mulher, aferição de pressão e consultorias estéticas. O CDTN foi representado na tenda da CNEN e da Vigilância Sanitária do Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (VISA/SES), com a divulgação do Programa Estadual de Controle de Qualidade em Mamografia (PECQMamo) e do Sistema Atalanta. Criado e mantido pelo CDTN, em parceria com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, por meio da Superintendência Estadual de Vigilância Sanitária, o sistema monitora o padrão das imagens dos serviços de mamografia do estado e disponibiliza os relatórios semestrais.
A divulgação do Programa visa a conscientização da importância de garantir a qualidade do exame para o adequado rastreamento precoce do câncer de mama; além de informar que a população pode consultar aos relatórios semestrais disponibilizados no site do Projeto Atalanta.
A pesquisadora Maria do Socorro Nogueira (CDTN) e a referência técnica da Diretoria de Vigilância em Serviços de Saúde da SES-MG, Flávia Reis, que estiveram na coordenação da tenda. “O evento foi bem proveitoso, pretendo participar no próximo ano. Lá, também estiveram representantes de outras organizações e do setor de saúde. Divulgamos nosso trabalho para as pessoas que apareciam, explicamos como o sistema Atalanta e programa PECMamo da SES funcionam”, afirmou Nogueira.
Além do CDTN, o evento contou com o apoio de mais 35 organizações, organizações dos setores governamental, privado e entidades da sociedade civil.
A Caminhada Rosa é organizada anualmente pela Ação Solidária de Apoio às Pessoas com Câncer, a ASPEC.
Maria do Socorro Nogueira, pesquisadora do CDTN, e Flávia Reis da VISA/SES (Foto: cedida por Maria do Socorro Nogueira/CDTN)
PECQMamo e Atalanta
O objetivo do programa é monitorar semestralmente a qualidade dos equipamentos de mamografia no estado de Minas Gerais. A relação dos serviços aprovados a cada período está disponível para consulta no site do Projeto Atalanta e, em breve, estará disponível em formato QR Code nos mamógrafos do estado.