Notícias
Seminário do Projeto CENTENA presta contas sobre resultados e pesquisas desenvolvidas em 2024
Mesa de abertura Seminário de Resultados do Projeto CENTENA 2024 (Foto: Deivid Oliveira)
No dia 16 de dezembro de 2024, o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) sediou o Seminário de Resultados do Projeto CENTENA 2024. O evento reuniu a coordenação e equipe do projeto bem como representantes de empresas parceiras e do governo federal.
O Centro Tecnológico Nuclear e Ambiental (CENTENA) será o primeiro centro para o armazenamento de rejeitos radioativos de baixo e médio nível de radiação na América Latina, além de ser um espaço dedicado ao desenvolvimento tecnológico na área.
O CENTENA é um projeto de competência da Comissão Nacional De Energia Nuclear (CNEN), autarquia federal do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
No Seminário, a coordenadora do Projeto CENTENA Cledóla Cássia Tello apresentou os resultados alcançados neste ano, como a construção de um protótipo de contêiner de acondicionamento de rejeitos radioativos nas instalações do CDTN, no início do mês de dezembro deste ano.
O ano de 2024 foi marcado por grandes avanços para o projeto CENTENA. Foi realizada a primeira discussão política com autoridades da cidade escolhida para sediar o Centro. A equipe do projeto participou também dos primeiros trabalhos de campo no local em que ele será construído.
Além disso, o ano foi marcado pelas primeiras interações oficiais do projeto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e os Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e com o grupo Eletronuclear.
Os bolsistas e colaboradores do Projeto CENTENA apresentaram suas pesquisas e projetos em desenvolvimento para o licenciamento, implantação e comunicação do CENTENA. Os trabalhos de pesquisa sobre as diversas barreiras para o sistema de deposição continuaram e os bolsistas participaram de eventos de divulgação científica durante o ano.
A coordenadora Clédola Cássia também destacou os principais desafios para 2025. Entre eles, a obtenção de recursos, o cumprimento de cronograma e a comunicação clara com a população em nível regional, estadual e nacional.
O seminário do CENTENA contou também com a palestra “Como o Marco Legal de CT&I pode promover inovação na área nuclear?” ministrada pela diretora presidente do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) e da Rede de Ambientes Paulistas de Inovação (API) doutora Paula Helena Ortiz Lima.
Participaram do evento a diretora do CDTN, Amenônia Ferreira, o coordenador-geral substituto de Tecnologias Estratégicas do MCTI, Jean Carlos Borges Brito, o presidente da CNEN, Francisco Rondinelli Júnior e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, Wilson Aparecido Parejo Calvo, entre outras autoridades.
As fotos do Seminário estão disponíveis neste link. A apresentação pode ser baixada aqui.
Giulliana Santos
Jornalista do Projeto CENTENA/CDTN/CNEN