Notícias
Segurança é nossa prioridade: CDTN realiza curso de Brigada de Incêndio
Curso de Brigada de Incêndio 2024 - Foto: Antônio P. Santiago
Entre os dias 10 e 11 de abril, o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) promoveu o curso da Brigada de Incêndio, ministrado pelo Subtenente Marcelo Torres, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais. Participaram do encontro servidores e colaboradores do CDTN e três servidores da Sede da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), no Rio de Janeiro.
A programação contou com temas importantes de primeiros socorros relativos aos atendimentos resultantes de traumas e emergências clínicas, com ênfase no suporte básico de vida e reconhecimento dos sinais vitais da vítima. A prevenção contra incêndios também foi abordada, na qual, além dos aspectos preventivos, os participantes puderam vivenciar as técnicas de combate ao fogo, com a utilização de extintores de incêndio e hidrantes. Os participantes aprenderam sobre os aspectos da formação do fogo, as classes de incêndio, os meios de propagação das chamas, assim como os equipamentos e os recursos existentes.
“O curso foi muito bom e didático. Tanto a parte de primeiros socorros como o combate ao incêndio são essenciais para nosso conhecimento e acho importante presenciar as dúvidas dos colegas, pois acrescenta pontos interessantes para ação em emergências”, avalia Sérgio Rodrigues, servidor do Serviço de Radiofármacos que participou do treinamento.
O curso de Brigada de Incêndio é realizado anualmente no CDTN e conta com organização da Divisão de Segurança Nuclear e Radiológica (DISER), por meio da equipe de Segurança do Trabalho. “A DISER agradece a todos os participantes do curso, representados por servidores, colaboradores e alunos do CDTN, e os colegas servidores que vieram da Sede da CNEN até Belo Horizonte exclusivamente para o treinamento", declara Henrique Belloni, técnico em Segurança do Trabalho.
O CDTN é uma unidade da CNEN, autarquia federal do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Alice Queiróz
Assessoria de Comunicação do CDTN