Notícias
Projeto Centena apresenta avanços em evento no CDTN
Seminário de Resultados do Projeto Centena | Foto: Camilla Delgado
O Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) realizou o Seminário de Resultados do projeto Centena durante o dia 20 de dezembro. O evento contou com a palestra de abertura “Retomada de Angra 3 e suas oportunidades”, cujo início da operação está ligado à operação do Centena. Também foi apresentado o status do projeto e as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação já realizadas.
Coordenado pelo CDTN, o projeto tem como objetivo construir e comissionar um centro tecnológico que, além de armazenar definitivamente rejeitos radioativos de todo o Brasil, terá instalações para pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
O Centena cumpre os compromissos legais e internacionais no que tange à gerência de rejeitos radioativos, garantindo a sustentabilidade do setor nuclear. Serão realizados, na próxima etapa, os processos de licenciamento e aprovação do local onde o Centro será construído, com expectativa para o início das operações em 2028.
As atividades de PD&I, realizadas no âmbito da Pós-Graduação do CDTN, são voltadas para as barreiras do sistema de deposição de rejeitos (estudos do concreto para o contêiner de acondicionamento e das argilas e solos), além dos métodos de ensaios de capacidade de troca catiônica (CTC) para qualificação destas barreiras.
Para Cássia Tello, servidora e coordenadora do projeto no CDTN, “o Centena trará transparência para o setor nuclear, demonstrando a segurança de suas atividades com relação ao rejeito gerado. Além disso, proporcionará progresso e oportunidades de emprego para a região escolhida”.