Notícias
CDTN recebe novos estudantes dos cursos de Mestrado e Doutorado
Novos discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado
A Abertura do Semestre Letivo do Programa Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais (PPG-CDTN) recepcionou os 24 novos discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado na última segunda-feira, dia 11 de março. Cerca de 65 pessoas estiveram no evento, que foi marcado por apresentações de egressas do PPG-CDTN, assim como homenagens aos mestres e doutores titulados em 2023 e anúncio do prêmio Melhor Tese e Dissertação.
O PPG-CDTN coleciona números expressivos em 20 anos de existência. O Programa possui nota 5 na avaliação da Capes - em uma escala de 1 a 7, tendo titulado 469 mestres e doutores desde 2003. Com ampla infraestrutura predial, salas com lousas multimídias, auditórios equipados, dezenas de laboratórios para análises e serviço de restaurante e lanchonete, as aulas são sediadas no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), uma das unidades da Comissão Nacional de Energia Nuclear, autarquia federal vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A programação da Abertura do Semestre Letivo do PPG-CDTN foi iniciada com a fala do chefe da Divisão de Formação Especializada, Maximiliano Martins, que destacou as parcerias que o Programa mantém com universidades no exterior, como possibilidades para os novos discentes terem experiências internacionais.
Na sequência, o coordenador do PPG-CDTN, André Campagnole, convidou os novos discentes a aproveitarem todas as oportunidades de desenvolvimento e crescimento nas instalações do Centro.
Egressas compartilham experiências
Para destacar o papel da pós-graduação na trajetória acadêmica e no mercado, três profissionais que concluíram o curso de Mestrado no PPG-CDTN dividiram um pouco de suas histórias com os presentes.
-
Lorrayne Silva, atua como hidrogeóloga na Austrália e mostrou parte de sua atuação e pesquisa com águas subterrâneas.
-
Camila Matozinhos, engenheira de Segurança Nuclear nos Estados Unidos, atua hoje no licenciamento de recarga de reatores e contou sobre a importância das disciplinas de mestrado.
-
Jéssica Pauline, engenheira de Materiais e, atualmente, doutoranda pelo PPG-CDTN, apresentou as oportunidades que encontrou na área da pesquisa.
Homenagem aos titulados em 2023
Em 2023, o PPG-CDTN titulou 31 discentes, dentre mestres e doutores. Destes, 18 estavam presentes no evento do Programa e foram homenageados no palco, com os cumprimentos da coordenação do PPG-CDTN e da Diretoria.
Mestres titulados Rafaela de Kássia Rodrigues e Silva Fabiana Grasielle Penido Andrade Silva Gabriel Maia Vieira Keferson de Almeida Carvalho Daniel de Castro Pacheco Beatriz Cancelier Ribeiro Leonardo Yago Zwetsch Varella Edson Pereira da Silva Wagner de Almeida Machado Izabella Cristina de Paiva Machado Júlio Dinis Ramalho Prado Flávia Adriana dos Reis Silva Thais Braga Teixeira Sandro Márcio de Aguiar Costa Ednilson da Silva Rosa Rafael Soares Souza Pimenta de Almeida Lucas Daniel Cunha de Paula |
Doutores titulados em 2023 Claudio Jose Chagas Renata Dias Abreu Chaves Gustavo Filemon Costa Lima Daniel Silva Calheiro Letícia Satler Gonçalves Amanda Laureano Raso Isabela Barreto da Costa Januário Meireles Luisa Arantes Fernandes Vieira João Bosco Moreira do Carmo Yara Sena Pereira Ramon Junio Gonçalves Rosa Daniele Alves Fagundes Luciana Sampaio Ribeiro Tiago de Mattos Serodre |
Anúncio do prêmio Melhor Tese e Dissertação de 2023
O evento foi encerrado com o anúncio do prêmio Melhor Tese e Dissertação de 2023. O mestre Keferson de Almeida Carvalho recebeu o prêmio de Melhor Dissertação de 2023, intitulada “Seleção de estruturas, sistemas e componentes a serem considerados na gestão do envelhecimento do reator TRIGA IPR-R1”. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Graiciany de Paula Barros e coorientado pelo Prof. Dr. Vanderley de Vasconcelos.
Já o doutor Daniel Calheiro foi reconhecido com a Melhor Tese de 2023 pelo trabalho “Efeitos da re-sinterização nas propriedades físicas, morfológicas e dosimétricas do detector ALOX-520”. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Luiz Cláudio Meira Belo e coorientado pelo Prof. Dr. Armindo Santos. Assim como no ano anterior, a tese laureada será indicada pelo CDTN ao prêmio CAPES de Teses 2024.
Entre tantos trabalhos defendidos, houve quatro menções honrosas:
Mestrado:
Lucas Daniel Cunha De Paula
Dissertação: Caracterização radiométrica na Bacia Hidrográfica do Rio Pandeiros, Minas Gerais, Brasil
Orientação: Prof. Dr. Rubens Martins Moreira
Coorientação: Prof. Dr. Eduardo Duarte Marques
Gabriel Maia Vieira
Dissertação: Estudo de propriedades físico-químicas de superfícies de titânio modificadas via duplo ataque ácido para aplicação em implantes odontológicos osseointegráveis
Orientação: Prof. Dr. Maximiliano Delany Martins
Coorientação: Prof. Dr. Rafael Lopes de Souza
Doutorado:
Gustavo Filemon Costa Lima
Dissertação: Environmental baseline for water resources and sediments prior to the unconventional hydrocarbons industry in Brazil: The case of the São Francisco Basin – Minas Gerais / Brazil
Orientação: Prof. Dr. Carlos Alberto de Carvalho Filho
Coorientação: Prof. Dr. Rubens Martins Moreira
Tiago De Mattos Serodre
Dissertação: A multifaceted exploration of carbon nanomaterials: from niobium carbide synthesis to thermoresponsive nanotube hybrids
Orientação: Profa. Dra. Clascidia Aparecida Furtado
Coorientação: Prof. Dr. Luiz Gustavo de Oliveira Lopes Cançado
A fala de encerramento ficou a cargo do diretor do CDTN, Luiz Ladeira, que reforçou o compromisso da instituição com o Ensino e a importância do PPG-CDTN para a renovação dos recursos humanos da área nuclear.
As fotos do evento estão disponíveis aqui.
Por Deize Paiva
Assessoria de Comunicação do CDTN