Notícias
Programa de Pós-Graduação do CDTN completa 20 anos
Aula da Pós-Graduação - Foto: Alice Queiróz
O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) está completando 20 anos de atividade em 2023. O curso de mestrado foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2003, já o curso de doutorado foi recomendado em 2010. Em 2022, o programa recebeu nota 5 da Capes, em uma escala de 1 a 7.
O objetivo do Programa de Pós-Graduação do CDTN (PPG-CDTN) é formar profissionais para atuar em atividades de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, tanto do setor nuclear, como em áreas de pesquisa não convencionais de relevância estratégica para o estado de Minas Gerais e o Brasil.
Ao longo dessas duas décadas, centenas de estudantes passaram pelo programa, que já titulou mais de 360 mestres e 95 doutores. “Os discentes são capacitados para contribuir com a utilização eficiente de tecnologias avançadas, o desenvolvimento de processos e na formação de novos profissionais, tanto no setor produtivo especializado, como em instituições de ensino e pesquisa”, explica Tanius Mansur, coordenador do PPG-CDTN.
Conheça o Programa
O PPG-CDTN é dividido em três áreas de concentração: 1) Ciência e Tecnologia das Radiações e Reatores Nucleares; 2) Ciência e Tecnologia dos Minerais e Meio Ambiente; e 3) Ciência e Tecnologia dos Materiais. Cada uma das áreas possui, ainda, três linhas de pesquisa cada.
O Programa é formado por 33 docentes colaboradores e permanentes, composto, em sua maioria, por servidores do CDTN, altamente qualificados. Atualmente, há 47 alunos de mestrado e 60 alunos de doutorado matriculados. Os discentes contam com um parque com mais de 40 laboratórios para realização das atividades e pesquisas, além de salas de aula e auditórios climatizados, com lousas digitais ou projetores e salas com equipamentos de videoconferência, utilizados para defesas de dissertação e tese remotas ou híbridas. O CDTN ainda fornece opções de alimentação para os alunos no campus, com cantina e restaurante, além de caixas eletrônicos e serviço médico para atendimentos emergenciais.
A pesquisa é uma das dimensões da pós-graduação. Aqui, os alunos podem explorar todo o potencial científico do CDTN e apoiar a divulgação da área nuclear. O uso das redes sociais é uma dessas possibilidades. “O Centro tem um amplo espaço em que podemos explorar as pesquisas e as tecnologias, é um cenário excelente para divulgar. Nós podemos mostrar para as pessoas algumas coisas que elas nunca ouviram falar [sobre a tecnologia nuclear] e coisas que elas muitas vezes nem sabem que existem, como o Reator e a Radiofarmácia”, avalia Laura Takahashi, discente do curso de doutorado e uma das criadoras do perfil de divulgação Nucleotiza.
Internacionalização
Em junho deste ano, o Diretor do CDTN, Luiz Carlos Duarte Ladeira, estabeleceu o Comitê de Internacionalização do Programa de Pós-Graduação, para mapear visitas técnicas a instituições internacionais, prospectar parcerias em outros países e elaborar um programa institucional de estágio de doutorado sanduíche no exterior para alunos do Programa.
Após a formalização do comitê, uma das primeiras ações foi a de renovação do convênio com a Universidade de Salamanca, da Espanha, que permite a realização de teses de doutorado em regime de cotutela. Como resultado, os estudantes obtêm o título de doutor pelas duas instituições. Há, ainda, parcerias com universidades da Argentina, Panamá e Portugal.