Notícias
Policiais e bombeiros participam de treinamento de proteção radiológica no CDTN
Curso de Contraterrorismo da Polícia Militar de MG realizado no CDTN - Foto: Beatriz Drosdrocky
O Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) recebeu policiais e bombeiros para um treinamento sobre proteção radiológica. A iniciativa faz parte do Curso de Contraterrorismo - Capacitação e atualizações em ações de contraterrorismo - oferecido pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
O curso r ealizado no CDTN foi na área de “bombas sujas”, termo utilizado para descrever artefatos explosivos convencionais (TNT ou dinamite, por exemplo) que, quando combinados com uma certa quantidade de material radioativo, espalham radiação através da explosão. Outra possível utilização de material radioativo que pode advir de um ato terrorista é a colocação de material radioativo em local público com a intenção de expor as pessoas à radiação.
As práticas oferecidas pelo CDTN às forças de segurança visa os seguintes aspectos: a natureza das radiações; as aplicações da radiação ionizante e as fontes de radiação utilizadas; efeitos biológicos das radiações; proteção radiológica; sistema regulatório nacional; e uso de equipamentos detectores de radiação.
A principal atividade desenvolvida no treinamento foi a busca por fontes com a utilização de equipamentos detectores de radiação. Em uma das instalações do CDTN, foram espalhados diversos objetos em posições identificadas por números, alguns destes objetos eram fontes radioativas, as quais deveriam ser identificadas utilizando os equipamentos disponíveis. Os treinandos foram orientados a aplicar os parâmetros fundamentais da proteção radiológica (tempo, distância e blindagem) na realização da atividade.
Estiveram presentes no CDTN a Co ordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil de MG; Corpo de Bombeiros de MG; Polícia Militar de MG; Policia Rodoviária Federal de MG; e o Batalhão de Operações Policiais Especiais da Paraí ba. Além do treinamento, as forças policiais visitaram o Reator TRIGA IPR-R1 e o Espaço Memória do CDTN.
Uso de detectores de radiação durante o treinamento - Foto cedida por Pablo Grossi
Divisão de Segurança Nuclear e Radiológica
A Divisão de Segurança Nuclear e Radiológica (DISER/CDTN) pode cooperar com as forças de segurança, no que se refere ao combate ao terrorismo, com a passagem do conhecimento sobre a radiação ionizante, seus riscos associados e do sistema regulatório implantado no país para controle do uso destes materiais. O CDTN mantém em funcionamento o Serviço de Atendimento a Emergências Radiológicas (SAER), contando com profissionais qualificados para colaborar com as forças policiais na resposta a situações de emergências radiológicas e nucleares.