Notícias
Plataforma pública disponibiliza avaliação dos aparelhos de mamografia de Minas Gerais
O Dia Nacional da Mamografia foi instituído no dia 5 de fevereiro com o objetivo de chamar a atenção para a importância do exame na detecção precoce do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, excluídos os tumores de pele não-melanoma, o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres no Brasil.
Em Minas Gerais, a garantia da qualidade dos equipamentos de mamografia é assegurada pelas ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais, por meio da Vigilância Sanitária, em parceria com o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN). O Programa Estadual de Controle de Qualidade em Mamografia (PECQMamo) avalia os mamógrafos desde 2007 e divulga pelo site Atalanta os resultados obtidos na avaliação.
O objetivo do sistema Atalanta, plataforma desenvolvida e mantida pelo CDTN, é apoiar o gerenciamento do PECQMamo, divulgando os resultados gerados pela avaliação da Vigilância Sanitária à toda a população mineira. Com ele, as mulheres podem consultar livremente a qualidade do equipamento da instituição de saúde que irá realizar a sua mamografia.
O CDTN conta com o Laboratório de Radioproteção Aplicada à Mamografia (LARAM), com profissionais altamente capacitados para desenvolver pesquisas nesta área, sendo uma das poucas instalações do mundo dedicada a esta modalidade de aquisição de imagem diagnóstica.
"As pesquisas aqui desenvolvidas impactam diretamente na qualidade da imagem mamográfica, logo, contribuindo para a detecção precoce do câncer de mama”, avalia Maria do Socorro Nogueira, gerente técnica do LARAM.
Público do exame
O Ministério da Saúde, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde, recomenda que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.
Saiba mais no site: www.atalanta.cdtn.br
O CDTN é uma unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear, autarquia federal do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Deize Paiva
Assessoria de Comunicação do CDTN