Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
Iasmin Nishibayaski e Anna Luiza Fraga da Silveira
Entre os dias 1º e 5 de setembro de 2024, docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) participaram do 16th International Symposia on Radiation Physics (ISRP). O evento foi sediado pela Universidade de Lisboa e contou com a organização de vários laboratórios europeus. Pelo CDTN, participaram do encontro as alunas de doutorado Iasmin Nishibayaski, Anna Luiza Fraga da Silveira e Laura Takahashi, além do Prof. Dr. Bruno Melo Mendes.
“Tive a oportunidade de apresentar de forma oral um artigo escrito por mim e colaboradores do meu grupo de pesquisa da Seção de Dosimetria das Radiações do CDTN, além de ter um pôster apresentado, o qual fui co-autora. Ambos os trabalhos estão relacionados ao meu projeto de doutorado que, de forma resumida, é a respeito de um dosímetro químico tridimensional (PEO-FRICKE) que estamos desenvolvendo. Este dosímetro pode ser utilizado em várias áreas de interesse, como na saúde, auxiliando na quantificação de campos de radiação em tratamentos de radioterapia e exames de imagem, como a tomografia computadorizada”, explica Iasmin Nishibayaski sobre a participação no evento.
O ISRP é um congresso internacional dedicado às tendências atuais e potenciais problemas futuros envolvendo as diversas aplicações da ciência das radiações. Entre os temas abordados no evento estão as aplicações biomédicas de radiação, arte e patrimônio cultural, métodos e modelos de Monte Carlo, radiação em ciências ambientais, detecção de material de ameaça e contrabando, proteção radiológica, blindagem e dosimetria, efeitos da radiação em materiais, detecção e medições de radiação e outros tópicos relacionados.
Os alunos do PPG-CDTN são incentivados a participar de eventos científicos nacionais e internacionais, como forma de fortalecer vínculos com outros pesquisadores e instituições, visando o crescimento no cenário acadêmico. “Participar de congressos é sempre uma experiência edificante. Neste em específico pude conhecer pesquisas avançadas e de impacto tecnológico para a sociedade. Isso é um grande incentivo para fazer pesquisa e sempre buscar melhorar. Foi uma oportunidade maravilhosa estar diante de profissionais com alto conhecimento e compartilhar experiências”, explica Laura Takahashi.
Alice Queiróz, com informações do PPG-CDTN
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cdtn.br