Notícias
Pesquisadores do CDTN e do Panamá realizam estudos em conjunto
Pesquisadores do Panamá e do CDTN em visita às instalações do Centro - Foto: Deize Paiva
No dia 19 de abril, o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) recebeu um grupo de engenheiros civis e ambientais da Universidad Tecnológica de Panamá (UTP) para realização de estudos e treinamentos na área de transporte de sedimentos. O intercâmbio entre as instituições está previsto pelo Projeto de Pesquisa Coordenado (CRP) “Radiometric Methods and Modelling for Measurement of Sediment Transport in Coastal Systems and Rivers” da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O grupo panamenho foi liderado pelo pesquisador Alexander Esquivel López, egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais do CDTN.
Em encontros promovidos ao longo do mês de abril, os pesquisadores realizaram a coleta de dados de radiação natural, através da espectrometria de varredura em dois ambientes dentro da mina da Unidade de Descomissionamento de Caldas (UDC), em Caldas, no sul de Minas Gerais. No Brasil, o trabalho é coordenado pelos pesquisadores do Serviço de Análise e Meio Ambiente do CDTN, Cláudio Chagas e Rubens Martins. Além do trabalho de campo, os pesquisadores efetuaram também o tratamento dos dados utilizando o código "R" e o software de geoprocessamento "QGis", orientados pelo colaborador Lucas de Paula, durante visita ao CDTN, em Belo Horizonte (MG). Após os trabalhos técnicos, os pesquisadores visitaram o Reator TRIGA IPR-R1 e encerraram as atividades com uma reunião com a diretora do CDTN, Amenônia Ferreira.
A troca de conhecimento entre os pesquisadores fortalece ainda mais o CDTN como referência da área nuclear no cenário internacional. “Além de divulgar a participação do CDTN nas relações internacionais com outros centros de pesquisa, estamos colaborando para a disseminação do conhecimento e uso pacífico das técnicas nucleares”, aponta Cláudio Chagas.
Os estudos elaborados pelos pesquisadores serão compartilhados com os membros da equipe internacional participante do CRP e será preparado um artigo científico para divulgação das atividades desempenhadas no Brasil. O trabalho será apresentado no congresso “Congreso Internacional de Ingeniería, Ciencias y Tecnología”, que será realizado no Panamá, no mês de outubro.
O CDTN é uma das unidades de pesquisa da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia federal vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Alice Queiróz
Assessoria de Comunicação do CDTN