Notícias
Pesquisador do CDTN realiza missão científica na Espanha
Pesquisadores Altug Hasozbek, Francisco Javier Rios e Fernando Jimenez Barredo. (Foto: Chitina Moreno-Torres/CENIEH)
O pesquisador do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Francisco Javier Rios, visitou a Espanha para uma missão científica entre os dias 17 e 30 de setembro de 2024. O objetivo principal foi dar continuidade e prospectar pesquisas conjuntas relacionadas ao urânio e aos elementos de terras raras, e com o acordo de cotutela assinado entre o CDTN e a Universidade de Salamanca (USAL). A missão foi viabilizada pelo apoio do CNPq e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
As atividades em Salamanca incluíram trabalhos de campo em áreas mineralizadas com urânio e visitas científicas à USAL, a primeira universidade da Espanha. Por lá, o pesquisador visitou laboratórios associados ao Centro de Pesquisa & Desenvolvimento Nucleus.
“A maior reserva de urânio da Europa está em Salamanca, nas regiões da Alameda del Gardón e Retortillo. Foi possível traçar um panorama comparativo com o Brasil, que hoje possui a sexta maior reserva do mundo”, comenta Javier Rios, geólogo do Serviço de Minerais Estratégicos e Materiais Avançados do CDTN. Todas as atividades na USAL e no campo foram coordenadas pelo pesquisador Clemente Récio.
O pesquisador visitou Saelices El Chico, em Salamanca, o projeto de descomissionamento da Mina Fé de urânio, da organização espanhola ENUSA, para conhecer as tecnologias que atuam como compostos bioativos na região do descomissionamento. Essa atividade, por sua vez, foi liderada pelo pesquisador Ignacio Vecillas Fernandez, diretor do Centro Saelices.
A visita se estendeu ainda para o Laboratório de Séries de Urânio do Centro Nacional de Investigación sobre la Evolución Humana (CENIEH), em Burgos. No CENIEH, o pesquisador do CDTN foi recebido pelo coordenador Fernando Barredo e pela diretora Maria Martinon-Torres. Na ocasião, Javier Rios apresentou um painel com contribuições sobre mineração, tecnologia e o fator humano. A palestra, em espanhol, foi disponibilizada no YouTube neste link.
Parceria no Brasil
Atualmente, o CDTN é parceiro da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (SGB/CPRM) no projeto “Urânio Brasil”. Os objetivos do projeto incluem a retomada de prospecção de urânio, a estimativa dos recursos não descobertos, o modelamento do potencial mineral e o reconhecimento das assinaturas dos depósitos.
O CDTN é vinculado à CNEN, autarquia federal do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Deize Paiva
Assessoria de Comunicação CDTN
comunicação@cdtn.br