Notícias
Pesquisador do CDTN apresenta panorama do urânio no Brasil em evento do setor mineral
Palestra Francisco Javier Rios na Simexmin (Foto: ADIMB)
O pesquisador do CDTN, Francisco Javier Rios, foi um dos palestrantes convidados do Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin) 2024, realizado entre os dias 19 e 22 de maio, em Ouro Preto (MG).
Francisco Javier Rios palestrou sobre “Urânio no Brasil” na mesa “A produção e o potencial geológico de minerais estratégicos no Brasil”. Em sua fala, o pesquisador apresentou o quadro geral da situação mundial da mineração de urânio, com ênfase na América do Sul e, particularmente, no Brasil. “Há desafios gerados pelo alto valor atual do mercado e pelas mudanças atreladas à flexibilização do monopólio de urânio. Há, ainda, desafios do futuro, em termos da utilização de metodologias de última geração na procura de novas jazidas de urânio, do correto aproveitamento dos rejeitos e dos cuidados com a questão ambiental”, explica.
Participaram do painel representantes do Serviço Geológico Brasileiro (SGB) e do Project Blue.
O Simexmin reúne atores das áreas de prospecção mineral no Brasil para discutir temas de interesse do setor. A 11ª edição do evento teve como tema minerais para a transição energética e contou com aproximadamente 1.400 inscritos.
O evento foi organizado pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB).
Deize Paiva, com informações do Serviço de Minerais Estratégicos e Materiais Avançados do CDTN
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cdtn.br