Notícias
Participação na SBPC 2024 leva as aplicações nucleares para o cotidiano da população
A 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) foi um sucesso de público. Sediado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em Belém, entre os dias 8 e 13 de julho, o evento contou com a participação de 50 a 60 mil pessoas no campus Guamá da UFPA, de acordo com a organização. Foram oferecidas diversas atividades, como apresentações científicas, exposições, apresentações culturais, oficinas, espaço dedicado às crianças de até 5 anos, SBPC Jovem com atividades voltadas para estudantes do ensino fundamental e médio, tenda afro e indígena com debates e exposições, espaço Paneiro de cultura alimentar, Dia da Família na Ciência, dentre outras ações para todas as idades.
Representantes do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), demonstraram as aplicações sociais da tecnologia nuclear e das radiações na Expotec, mostra de ciência e inovação que faz parte do evento.
Uma das aplicações apresentada foi a irradiação de alimentos por meio de um totem com exemplos de frutas, carne, condimentos e alimentos industrializados que podem ser irradiados. O grupo explicou a técnica usada para retardar o brotamento, maturação e envelhecimento dos alimentos, aumentando seu tempo de prateleira, reduzindo a dependência de pesticidas e combatendo o desperdício.
Outra aplicação destacada foi o uso da irradiação gama para induzir cores em gemas. Foram demonstrados quartzos que, graças à irradiação gama, podem ter suas cores induzidas, acelerando um processo que naturalmente levaria milhares de anos. Esta técnica agrega valor aos produtos e contribui para a sustentabilidade deste mercado.
Também foi apresentada a maquete do reator TRIGA, o único reator nuclear de Minas Gerais. Os visitantes puderam conhecer as funções de treinamento do reator, mecanismos de segurança, bem como seu uso para análises de caracterização de amostras de solo, ar e água.
Na área da Saúde, foram demonstradas as fases de logística e transporte dos radiofármacos produzidos no Centro, em Belo Horizonte (MG), e enviados para clínicas do Sudeste, Sul e Nordeste para apoiar o diagnóstico e o tratamento de pacientes com câncer.
Materiais e explicações sobre o gerenciamento de rejeitos radioativos, o futuro repositório brasileiro (projeto do Centro Tecnológico Nuclear e Ambiental - CENTENA) e as aplicações nucleares em meio ambiente também foram apresentadas.
A participação na programação da SBPC é uma oportunidade de demonstrar e comprovar que a tecnologia nuclear está presente no cotidiano das pessoas. O tema deste ano foi “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, destacando o papel da Amazônia na construção de um futuro com inclusão e sustentabilidade. A edição 2025 será realizada em Recife (PE), na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Deize Paiva
Assessoria de Comunicação do CDTN