Notícias
Parceria do CDTN com instituto internacional inicia nova fase de pesquisas
Foto cedida por Maria Angela Menezes/CDTN
A pesquisadora do Serviço de Análise e Meio Ambiente (SEAMA), do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Maria Ângela Menezes, visitou o Instituto Jožef Stefan, localizado em Liubliana, na Eslovênia, durante o mês de outubro. O encontro faz parte do Projeto “Estabelecimento de novas metodologias para determinar elementos terras raras e nióbio em minerais estratégicos por meio do método k0 padronizado de ativação neutrônica”, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Em junho deste ano, o CDTN recebeu o pesquisador Radojko Jaćimović, do Instituto Jožef Stefan, que prestou apoio teórico e metodológico nas análises de elementos Terras Raras e Nióbio. Neste mês, reunidos na Eslovênia, os pesquisadores estão realizando os cálculos decorrentes da análise experimental e discutindo os problemas nos resultados com o pesquisador Andrej Trkov, autor do programa utilizado para determinar os diversos parâmetros neutrônicos necessários ao projeto.
O CDTN e o Instituto Jožef Stefan são parceiros de longa data. Essa colaboração já resultou em numerosos artigos publicados e projetos desenvolvidos em conjunto, com o apoio da Fapemig, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). “Toda essa interação entre o CDTN e o Instituto Jožef Stefan tem tido como objetivo principal a otimização do método k0 e a expansão das suas aplicações. E temos tido êxito”, explica Maria Ângela Menezes.
Curso da AIEA
Ainda no tema de ativação neutrônica, o Departamento de Ciências Ambientais do Instituto Jožef Stefan sediou, entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, o curso “Abordagens Práticas em Análise por Ativação Neutrônica” (em inglês, “Training Workshop on Practical Approaches for Neutron Activation Analysis”), apoiado pela AIEA e coordenado pelo Dr. Radojko Jaćimović.
Maria Ângela Menezes participou do evento como observadora, a convite da AIEA. Também estiveram presentes pesquisadores do Egito, Nigéria, Vietnã, Jordânia e Estados Unidos, com a Agência sendo representada pela Dra. Valentina Semkova. O objetivo do treinamento foi divulgar o programa k0-IAEA desenvolvido pela Agência, apresentado pelo Dr. Menno Blaauw.
Texto de Alice Queiróz
Assessoria de Comunicação CDTN
comunicação@cdtn.br