Notícias
Dia Nacional da Mamografia: conheça o sistema Atalanta do CDTN
O dia 5 de fevereiro é conhecido como o Dia Nacional da Mamografia, data que chama atenção para a importância do exame que diagnostica o segundo câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, de acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A qualidade da imagem dos equipamentos de mamografia é fundamental para o sucesso no diagnóstico precoce do câncer de mama, e em Minas Gerais o sistema Atalanta, desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio do Programa Estadual de Controle de Qualidade em Mamografia (PECQMamo), contribui para o diagnóstico precoce assegurando a qualidade das imagens da mamografia.
Para um rastreamento efetivo, além da correta análise médica dos exames, é necessário também que sejam considerados os fatores técnicos na produção da imagem mamográfica. Dentre esses fatores estão a qualidade e o desempenho dos equipamentos. O Programa de Garantia da Qualidade (PGQ) define os padrões de radiação utilizados pelos equipamentos visando garantir a qualidade das imagens e a segurança das pacientes. Responsável pelo sistema de controle de divulgação da qualidade de imagem dos mais de 460 mamógrafos do estado, sendo 126 deles apenas em Belo Horizonte e na Região Metropolitana, o Sistema Atalanta é um avanço que envolve as áreas de saúde, radiação, ciência e tecnologia.
O Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN), uma unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), colabora no diagnóstico da doença em duas vias: a estruturação do Laboratório de Radioproteção Aplicada à Mamografia (LARAM), base para o programa ATALANTA; e a criação de um programa de monitoramento da qualidade da imagem mamográfica, que pode ser consultado facilmente pela Internet e que realiza semestralmente, por meio de um objeto de teste (simulador de mama), a verificação da qualidade dos equipamentos de mamografia instalados em serviços de saúde, como clínicas, consultórios, hospitais e laboratórios do estado de Minas Gerais. Esses serviços são previamente cadastrados no Programa Estadual de Controle de Qualidade em Mamografia (PECQMamo), que realiza avaliação técnica das imagens enviadas, e a relação dos serviços aprovados é disponibilizada para consulta de toda a população por meio do site do projeto Atalanta.