Notícias
Morre professor Ramayana Gazzinelli, expoente da física em Minas Gerais
Professor Ramayana Gazzinelli (primeiro à esquerda) recebe visitantes no Laboratório de Física do Estado Sólido do IPR, em 1968
Faleceu, na última terça-feira, 2 de setembro, o professor Ramayana Gazzinelli, aos 91 anos. Gazzinelli se dedicou às áreas de física experimental e lecionou no Instituto de Pesquisas Radioativas (IPR), que viria a se tornar o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), atualmente vinculado à Comissão Nacional de Energia Nuclear.
Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1956, o acadêmico era especialista em Engenharia Nuclear (1958), e cursou o Mestrado (1962) e o Doutorado (1964) em Física na Universidade de Columbia, em Nova York. Fundou a pós-graduação de Física da UFMG na década de 1960. Foi um dos pesquisadores em Física mais proeminentes do estado de Minas Gerais.
Gazzinelli ocupou espaço na Academia Brasileira de Ciências, na Sociedade Brasileira de Física e como membro do primeiro Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Recebeu, em 1995, o título de Professor Emérito do Instituto de Ciências Exatas da UFMG.
Deize Paiva
Assessoria de Comunicação, com informações da Academia Brasileira de Ciências
comunicacao@cdtn.br