Notícias
Mais de 270 pessoas visitam o CDTN durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023
A 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) movimentou as instalações do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) entre os dias 17 e 20 de outubro de 2023.
A iniciativa é coordenada anualmente pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Nesta edição, com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, as unidades vinculadas e autarquias federais foram convidadas a realizar ações pelo país. Em Belo Horizonte (MG), o CDTN recebeu 271 visitantes mediante manifestação prévia de interesse de professores e coordenadores pedagógicos.
O roteiro de visitas abrangeu diversos pontos do CDTN, como o Laboratório de Irradiação Gama, o Laboratório de Termo-Hidráulica e Neutrônica, o Laboratório de Radioproteção Aplicada à Mamografia, o Laboratório de Cimentação e o Espaço Memória. Na programação, os estudantes puderam conhecer as principais aplicações sociais, tecnológicas e científicas do conhecimento gerado e transmitido no CDTN.
Para complementar o que foi observado e explicado nos laboratórios, a visita contou com estandes com a apresentação de projetos estratégicos para o setor nuclear e áreas correlatas, como o Centro Tecnológico Nuclear e Ambiental (Centena) e o Laboratório de Materiais Avançados e Minerais Estratégicos (Granioter). A área de Radioproteção preparou uma apresentação sobre os Equipamentos de Proteção Individual e as ferramentas, como dosímetros e detectores, usadas na rotina da instituição. O estande de Meio Ambiente demonstrou como as técnicas nucleares são usadas para estudos de cursos d’água, de solo e de radiação natural, enquanto o estande sobre Radiofarmácia explicou a aplicação dos radiofármacos na área da Saúde para diagnóstico e tratamento de doenças.
“A divulgação científica tem dois papéis importantes: somos uma instituição pública e temos que demonstrar para a população quais são os resultados e os benefícios das nossas pesquisas. O segundo papel é a desmistificação do que é ciência e o que é tecnologia nuclear, algo que tentamos alcançar com a visitação de jovens e estudantes ao CDTN. É mostrar que a ciência é acessível a todos”, comenta Roger Ferreira, servidor do CDTN e membro do Comitê de Divulgação Científica.
As visitas contemplaram oito turmas de estudantes do Ensino Técnico em Radiologia e do Ensino Médio (2º e 3º ano) de três escolas públicas e uma escola particular. Além de instituições da capital mineira, houve participação de escolas de outros quatro municípios da Região Metropolitana: Betim, Contagem, Pedro Leopoldo e Vespasiano.
Os responsáveis pela ação foram o Comitê de Divulgação Científica, o Serviço de Logística e a Assessoria de Comunicação.
SNCT no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
Em Brasília (DF), a SNCT recebeu mais de 100 mil visitantes no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Durante a ação, o MCTI promoveu palestras sobre projetos estratégicos da área nuclear. Um deles, coordenado pelo CDTN, foi apresentado no dia 19 de outubro: o Centro Tecnológico Nuclear e Ambiental (Centena).
O chefe do Serviço de Gerência de Rejeitos e coordenador técnico do Centena, Rogério Mourão, expôs a importância do projeto para o fechamento e desenvolvimento do ciclo nuclear brasileiro. “É muito importante divulgar o projeto em todos os fóruns e sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU. Em Brasília, o grupo de ouvintes foi composto por estudantes, representantes das universidades e do MCTI, órgão coordenador e responsável pela homologação do local escolhido para o Centena. Apresentei as oportunidades e desafios de captação de recursos, contratação de pessoal e divulgação do local”, conta.
Outros dois projetos da CNEN foram apresentados na ocasião: o Reator Multipropósito Brasileiro e as ações de Radiofarmácia.