Notícias
Laboratório de monitoração de dosímetros do CDTN é recertificado
Leitor termoluminescente utilizado para monitoração | Foto: Luiz Claudio Meira Belo
Foi prorrogada, em dezembro de 2022, a validade da Certificação do Sistema de Dosimetria Termoluminescente do Laboratório de Monitoração Individual Externa (LMIE) do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN). Com a certificação, o Centro permanece capacitado para monitorar indivíduos e ambientes em potencial exposição à radiação até o final de 2023. O objetivo da prática é garantir que os trabalhadores da área, cujas atividades envolvem a eventual exposição às radiações, estejam dentro dos limites de exposição permitidos, estipulados por legislações nacionais e recomendações internacionais.
O Centro atende cerca de 400 trabalhadores da comunidade interna e de outras instituições, além de monitorar mais de 360 ambientes, dentre eles as partes internas e externas dos prédios do CDTN e as instalações do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO), unidade também vinculada à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
O processo é feito por meio da dosimetria por luminescência, uma técnica que faz com que materiais cristalinos ou cerâmicos emitam luz quando estimulados pelo calor. Este método permite avaliar as doses de radiação absorvidas por indivíduos em campos de radiação.
Para Luiz Cláudio Meira Belo, chefe da Seção de Dosimetria das Radiações do CDTN, “a prorrogação da certificação possibilita a continuidade das atividades de monitoração realizadas pelo Centro e, consequentemente, fortalece nosso compromisso com a segurança dos trabalhadores da área”.
O LMIE realiza atendimentos ao público externo e pode ser contatado através do email lmie@cdtn.br.