Notícias
Irradiador gama do CDTN tem licença de operação renovada até 2026
Foto: Deivid Oliveira
O Laboratório de Irradiação Gama (LIG), do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), teve a licença de operação renovada até junho de 2026. A autorização que garante o funcionamento das atividades do laboratório foi concedida pela Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), responsável, atualmente, por regular as atividades nucleares no Brasil.
O LIG conta com um irradiador multipropósito de categoria II, equipado com uma fonte de Cobalto-60 (60Co), armazenada à seco. Os serviços prestados pelo laboratório incluem o tratamento e conservação de alimentos, o tratamento de sangue e hemocomponentes, a conservação de bens culturais, a modificação ou indução de cores em gemas e a esterilização de produtos médicos, farmacêuticos, veterinários e cosméticos.
De acordo com o relatório técnico, o LIG, classificado no Grupo 1, conforme Norma CNEN NN-6.02, está autorizado a operar, sob o ponto de vista de proteção radiológica, na área de Aplicações Industriais, prática de Irradiação Industrial, utilizando fontes radioativas de 60Co na irradiação de materiais.
A licença de operação foi renovada no dia 11 de novembro de 2024, mesmo dia em que a instalação recebeu o resultado de uma auditoria externa que confirmou a manutenção da Certificação ISO 9001:2015. O selo atesta o Sistema de Gestão de Qualidade do LIG.
Divulgação das atividades do laboratório
Servidores e colaboradores do CDTN apresentaram as atividades realizadas no laboratório em congressos, seminários e outros eventos acadêmicos ao longo de 2024. Além disso, o LIG recebe periodicamente visitantes de ensino médio, graduação e pós-graduação. Essas ações fazem parte do compromisso da instituição com a transparência dos trabalhos realizados nas instalações do Centro e com a divulgação científica.
Entre essas agendas, a mais recente foi a participação da pesquisadora Margarete Guimarães, gerente de Qualidade do LIG, como palestrante no II Congress of Technology and Innovation in the Nuclear Sector (TINS 2024). O evento foi realizado pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante o evento, Margarete demonstrou as principais aplicações do LIG, pesquisas em desenvolvimento e que poderiam ser realizadas na instalação, além de integrar uma mesa de discussão sobre as aplicações da radiação nuclear.
O CDTN é uma das unidades de pesquisa da CNEN, autarquia federal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Alice Queiróz
Assessoria de Comunicação CDTN