Notícias
Integrantes do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro realizam visita ao campus do CDTN
Visita do Sipron - Foto: Antônio P. Santiago
No dia 10 de abril, o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) recebeu a visita de membros do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron). O encontro contou com apresentações sobre as atividades e projetos do Centro, bem como visitas a duas das instalações de grande porte da instituição. A iniciativa foi articulada pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), representado pelo Comandante Alex Azevedo Urbancg e pelo Suboficial Wellington Jorge Castro Silva.
Além do GSI, o grupo contou com 20 profissionais do Ibama, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal, da Defesa Civil e da Marinha do Brasil.
A primeira apresentação da manhã foi realizada pela chefe da Divisão de Gestão da Inovação e Serviços, Régia Guimarães, com um panorama geral sobre as atividades e os serviços oferecidos pelo CDTN. Em seguida, foi realizada a palestra da pesquisadora Clédola Cássia Tello, que apresentou o status atual e perspectivas para o projeto que coordena, o Centro Tecnológico Nuclear e Ambiental (CENTENA), futuro repositório brasileiro de rejeitos de baixo e médio níveis de radiação. As duas últimas exposições ficaram por conta do chefe da Divisão de Segurança Nuclear e Radiológica, Pablo Grossi, que apresentou um estudo de caso sobre as duas fontes radioativas extraviadas no interior de Minas Gerais e encontradas no ano passado, e da colaboradora Fernanda Camargo, que explicou sobre Materiais Radioativos de Ocorrência Natural (NORM) na indústria de petróleo.
No período da tarde, os participantes visitaram o Reator Triga IPR-R1 e o Laboratório de Irradiação Gama para conhecer as aplicações e pesquisas em andamento. “O encontro é uma oportunidade para o CDTN estreitar e estabelecer laços com outros órgãos públicos interessados no desenvolvimento da tecnologia nuclear do Brasil”, avalia Pablo Grossi.
O CDTN é uma unidade de pesquisa e desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia federal do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Alice Queiróz
Assessoria de Comunicação do CDTN