Notícias
Inscrições abertas para cursos de mestrado e doutorado do CDTN
As inscrições para a Pós-graduação Stricto Sensu do CDTN estão abertas até o dia 02 de fevereiro de 2021. São ofertadas 30 vagas para o ingresso no mestrado e mais 15 vagas para o curso de doutorado. As vagas são distribuídas entre as seguintes áreas de concentração: (I) Ciência e Tecnologia dos Materiais (CTMA); (II) Ciência e Tecnologia das Radiações (CTRA); e (III) Ciência e Tecnologia dos Minerais e Meio Ambiente (CTMI).
Mestrado
O curso de mestrado tem duração de 24 meses. O público prioritário do curso de mestrado são graduados(as) stricto sensu acadêmico em Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e da Saúde ou Ciências Agrárias. Das 30 vagas ofertadas, seis serão reservadas para candidatos autodeclarados negros, pardos, indígenas ou com deficiência. O processo seletivo será feito em duas etapas. A primeira delas é uma prova teórica de conhecimentos técnicos, que será aplicada no dia 08 de fevereiro de 2021, presencialmente, no campus do CDTN, em Belo Horizonte (MG). Já a segunda etapa do processo seletivo do mestrado corresponde ao plano de trabalho do candidato ou candidata, currículo Lattes e carta de motivação.
Doutorado
O curso tem duração de 48 meses. O público prioritário são mestres stricto sensu acadêmico em Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e da Saúde ou Ciências Agrárias. Todos os cursos devem ser reconhecidos pelo MEC e CAPES. Das 15 vagas ofertadas, três serão reservadas para os candidatos autodeclarados negros, pardos, indígenas ou com deficiência. Nesse processo seletivo, a primeira etapa, classificatória e eliminatória, será a análise de currículo. Enquanto a segunda etapa será uma entrevista para apresentação do projeto de pesquisa e de memória, conforme descrito no edital. Os candidatos e candidatas poderão solicitar a realização da entrevista por videoconferência.
Mais informações
O coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu do CDTN, Fernando Lameiras, apresenta o impacto da pandemia sobre as aulas: “A previsão é de aulas remotas, pelo menos no primeiro semestre de 2021. O retorno depende das condições epidemiológicas do ano de 2021, e das decisões da diretoria do CDTN e da CNEN”.
De acordo com o edital dos processos seletivos, as bolsas de estudos estarão condicionadas à sua concessão pelas agências de fomento.
Acesse todas as informações e o cronograma completo na página Processos Seletivos no menu Mestrado e Doutorado.