Notícias
GraNioTer Meeting 2023 reúne atores do ecossistema de inovação em materiais avançados e minerais estratégicos
O projeto GraNioTer - Hub Tecnológico de Materiais Avançados e Minerais Estratégicos promoveu o seu encontro anual durante os dias 5 e 6 de dezembro. O Meeting tem como objetivo reunir os principais interlocutores e lideranças nacionais do ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e empreendedorismo tecnológico da área. O GraNioTer é um projeto prioritário do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sediado no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), unidade de pesquisa da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), em Belo Horizonte.
Cerca de 150 pessoas participaram da programação, entre autoridades da CNEN, o Coordenador-Geral de Tecnologias Estratégicas do MCTI, Jean Robert Ferreira, além de representantes do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), de universidades federais brasileiras e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, assim como lideranças regionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE).
GraNioTer no panorama nacional da inovação em materiais avançados
No primeiro dia do evento, 5 de dezembro, o Coordenador Geral do GraNioTer, Maximiliano Martins, apresentou os resultados do projeto em 2023 e as perspectivas para 2024. Na sequência, Prof. Richard Stephan, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentou o MagLev-COBRA, um projeto de inovação em mobilidade urbana que prescinde superimãs de terras raras e supercondutores. Para repercutir o papel dos materiais avançados em projetos de engenharias de alta performance, a fala foi seguida de uma mesa redonda na qual se juntaram Prof. Paulo Wendhausen (Universidade Federal de Santa Catarina) e Pedro Nunes (CODEMGE).
O segundo dia do evento, 6 de dezembro, teve início com os destaques das ações da Coordenação de Inteligência de Mercado do Granioter em 2023 e a perspectiva do lançamento de um Desafio Tecnológico Nacional em 2024. Em seguida, o Prof. Rochel Lago (Universidade Federal de Minas Gerais) apresentou "Desafios de Inovação Aberta como Ferramenta para Inovação Tecnológica em Deep Tech". Ainda pela manhã, a vereadora de Belo Horizonte, Marcela Trópia, fez uma exposição sobre a proposta de um Pacote de Inovação de Belo Horizonte.
A parte da tarde do dia 6 de dezembro foi marcada pela apresentação da Coordenação Técnica do GraNioTer, seguida por um ciclo de palestras de especialistas:
· Roberto Perez Xavier, da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro – ADIMG;
· Ysrael Vera, do Centro de Tecnologia Mineral – CETEM;
· Klaus Petersen, da Viridis Mining;
· Marcelo Carvalho, da Meteoric Resources;
· Eduardo Muñoz, da Bravo Motor.
“O evento encerrou-se com um sentimento de realização, marcando mais um capítulo de sucesso na promoção da inovação e excelência em materiais avançados e minerais estratégicos no Brasil”, avalia Maximiliano Martins, Coordenador Geral do GraNioTer.
Desafio GraNioTer
Durante o ano de 2023, a equipe do GraNioTer promoveu um programa piloto de pré-aceleração que avaliou o grau de inovação e a coerência do modelo de negócios de tecnologias selecionadas no CDTN. A iniciativa promoveu o engajamento de equipes na criação de soluções para problemas reais do mercado e, posteriormente, o estudo de viabilidade das propostas. Durante o Meeting foi realizado o Demoday do Desafio Interno Granioter, com a apresentação das 6 equipes participantes. O projeto vencedor foi “RECima - Do desperdício à excelência: reciclagem de resíduos de ímãs de Nd-Fe-B para um futuro sustentável”, das integrantes Karen Bolis e Gabriela Garcia.
O evento foi gravado na íntegra e dividido por apresentação. Assista a playlist completa no canal do CDTN no Youtube: Granioter Meeting 2023.
Os participantes receberam os certificados por meio da plataforma Sympla. Para mais informações, basta entrar em contato pelo email granioter@cdtn.br
Saiba mais sobre o GraNioTer
O GraNioTer é um projeto prioritário do MCTI com investimento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), sediado no CDTN. As ações do Granioter têm o objetivo de promover o desenvolvimento de projetos estratégicos em PD&I que já avançaram nos estágios iniciais da escala de maturidade tecnológica, a fim de contribuir com as cadeias produtivas baseadas em materiais avançados e minerais estratégicos com demanda global em crescimento.
Confira todas as informações na página oficial do GraNioTer