Notícias
Fonte de Cobalto-60, trocada pelo CDTN, é repatriada para o Canadá
Contêiner de armazenamento da fonte para transporte - Foto: CDTN
Em agosto deste ano, o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) realizou a troca da fonte do Laboratório de Irradiação Gama (LIG). A fonte, contendo o radioisótopo Cobalto-60, esteve armazenada no Depósito de Fontes do Centro nas últimas semanas. No dia 16 de novembro, a estrutura foi liberada para retornar para a empresa de origem, localizada no Canadá. O processo de repatriação, além da documentação exigida, contou com deslocamento da fonte de Belo Horizonte (MG) até o porto de Santos (SP), de onde seguiu de navio até o hemisfério norte.
O trecho rodoviário dispôs de escolta privada e acompanhamento da equipe de segurança nuclear e radiológica do CDTN para o monitoramento radiométrico da fonte. Durante o trajeto, a medição foi realizada pelo supervisor de proteção radiológica, Edson Silva, e pela nova supervisora de proteção radiológica em transporte de material radioativo, Raquel Gouvêa. Eles explicam que essa etapa é fundamental para garantir o cumprimento dos requisitos de segurança e proteção radiológica para o transporte de materiais radioativos, a fim de assegurar um nível adequado de controle da eventual exposição de pessoas, bens e meio ambiente à radiação ionizante.
A atribuição da Divisão de Segurança Nuclear e Radiológica do CDTN durante o transporte desta fonte visa garantir que todos os procedimentos de segurança e proteção radiológica necessários sejam adotados para que o equipamento seja entregue no destino terrestre com sua integridade preservada. E, além da elaboração dos documentos exigidos para o transporte e a realização das medições radiométricas e das sinalizações necessárias, por norma, a proteção radiológica durante um transporte deste tipo têm também como responsabilidade a primeira resposta em caso de emergência, incluindo dentre estes, a sinalização do local e a comunicação às instituições competentes.