Notícias
Expertise espanhola em pesquisas sobre Radônio auxilia estudo de aluna do CDTN
Foto: cedida por Laura Takahashi
A aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (PPG-CDTN), Laura Takahashi, foi contemplada com uma bolsa para realização de doutorado-sanduíche em Valência, na Espanha. Essa modalidade de ensino permite ao estudante realizar parte de sua pesquisa em uma instituição de ensino de outro país. A oportunidade é fomentada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A pesquisa se concentra em avaliar a exposição humana à radioatividade natural e sua associação com a prevalência de câncer na população, com foco no gás Radônio. Com o intuito de aprimorar os resultados obtidos pelo estudo em Belo Horizonte (MG), Laura escolheu a Espanha por ser um país que já possui um mapa da concentração de Radônio em todo o seu território. Os estudos estão sendo realizados em parceria com um grupo de pesquisa do Instituto Universitário de Seguridad Industrial, Radiofísica y Medioambiental da Universitat Politècnica de València (UPV). O intercâmbio tem duração de seis meses.
“Eu me sinto muito feliz por essa oportunidade porque é uma experiência única de crescimento profissional e pessoal. Também me sinto mais confiante na minha pesquisa e consigo enxergar o cenário do Radônio no Brasil com outra perspectiva”, declara Laura sobre a experiência. Com o início do doutorado-sanduíche em abril deste ano, a estudante retorna ao Brasil em setembro para dar continuidade aos estudos de sua tese.
Uma das primeiras atividades realizadas pela estudante ao chegar em Valência foi a medição de Radônio na província de Castelló. "A estrutura física do CDTN (laboratórios, equipamentos, máquinas) me deixou muito bem preparada para poder encarar um novo laboratório e trabalhos de campo", comenta.
Além das atividades de laboratório na área da radioatividade natural, a doutoranda participou ainda de visitas técnicas promovidas pelo Programa de Pós-Graduação em Proteção Radiológica da UPV, conhecendo algumas instalações nucleares. Desde que chegou à Espanha, ela já visitou as centrais nucleares de Vandellòs I, que atualmente está em fase de descomissionamento, e Vandellòs II, que está ativa e possui o reator do tipo PWR (reator de água pressurizada), ambas na região da Catalunha. Também conheceu a central nuclear de Cofrentes, uma usina nuclear com reator BWR (reator de água fervente). Além disso, participou de uma demonstração de situação de emergência nuclear promovida pela Unidade Militar de Emergência (UME) e visitou a Sala de Emergências do Conselho de Segurança Nuclear (SALEM-CSN), na sede em Madri.
Saiba mais sobre o Programa de Pós-Graduação do CDTN
O PPG-CDTN, avaliado com a nota 5 na Capes, tem o objetivo de formar profissionais com alta qualificação científica e tecnologicamente preparados para atuar em atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, tanto no setor nuclear quanto em áreas de pesquisa não convencionais de relevância estratégica para o Brasil.
Podem se inscrever candidatos graduados em Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e da Saúde ou Ciências Agrárias, provenientes de cursos reconhecidos pelo MEC e Capes.
O Programa está com edital aberto para seleção de alunos para o curso de doutorado até o dia 10 de agosto de 2024, que tem duração de 48 meses. Neste processo seletivo, serão oferecidas 11 vagas divididas entre as três áreas de concentração: Ciência e Tecnologia das Radiações e Reatores Nucleares (5), Ciência e Tecnologia dos Minerais e Meio Ambiente (3) e Ciência e Tecnologia dos Materiais (3).
Alice Queiróz
Assessoria de Comunicação do CDTN
comunicacao@cdtn.br