Notícias
Especialistas latinoamericanos e caribenhos se reúnem no CDTN para curso apoiado pela AIEA
Participantes do Curso - Foto: Antônio Santiago/CDTN
Entre os dias 9 e 13 de setembro de 2024, o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), unidade de pesquisa da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), realizou o “Curso de capacitação regional sobre determinação de metais pesados em solos contaminados por espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS)”, que contou com a participação de Químicos e Engenheiros Químicos da América Latina e Caribe, com vasta experiência em análises laboratoriais e pesquisa.
Esse curso faz parte de uma das atividades previstas no Projeto RLA 5089 “Avaliação do impacto dos metais pesados e outros contaminantes em solos contaminados por atividades antropogênicas e de origem natural”, apoiado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), por meio do Acordo Regional de Cooperação para a Promoção da Ciência e Tecnologia Nucleares da América Latina e Caribe (ARCAL 2022–2025), do qual o Brasil, representado pelo CDTN/CNEN, é participante, juntamente com mais 17 países.
Durante a semana de atividades no CDTN, foram realizados treinamentos teóricos e práticos relacionadas à técnica de Espectrometria de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-MS) para análise de metais e metaloides em amostras de solos de áreas contaminadas. Os assuntos abordados foram desde o preparo da amostra de solo, determinação dos elementos, até a avaliação dos dados através de tratamento estatístico. Ainda, foram discutidos os resultados do exercício de intercomparação (PTNATIAEA21), realizado em 2023 entre os países presentes.
Esse foi o primeiro encontro presencial no Brasil no âmbito do Projeto e as principais contribuições do treinamento foram principalmente o incremento de informações relacionadas à técnica de ICP-MS e aplicações como ferramenta de monitoramento ambiental. “A importância desse treinamento para a parceria entre o CDTN e a AIEA é o estabelecimento de um canal aberto de troca de experiências e formação de parcerias entre os países participantes, corroborando com o objetivo da AIEA de capacitar e integrar recursos humanos para o uso desta técnica analítica”, declara Helena Palmieri, Coordenadora do Projeto no CDTN, sobre a parceria entre o Centro e a AIEA.
Alice Queiróz
Assessoria de Comunicação CDTN
comunicacao@cdtn.br