Notícias
Equipe vencedora da Olimpíada Nuclear 2019 visita Angra I e II
Na última quarta-feira, 18, a equipe do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), que venceu a Olimpíada Nuclear de 2019 da World Nuclear University (WNU), visitou a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). Durante a visita, o grupo conheceu Angra II, o simulador de Angra I e o modelo reduzido da central.
A convite da Eletrobrás Eletronuclear o grupo visitou a sede no Rio de Janeiro, no dia 19, quinta-feira, e conheceu o presidente Leonam dos Santos Guimarães. Desde o início da competição, a equipe conta com a colaboração da empresa. Na viagem para a disputa da final, as passagens de parte da equipe foram viabilizadas graças ao apoio da Eletronuclear.
Cumprimento do presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães em reunião com estudantes e professor supervisor (Foto: Eletronuclear/Reprodução)
Na ocasião, o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, recebeu os estudantes do CDTN na sede da Eletrobrás. Na foto, também está presente Alice Cunha da Silva, brasileira vencedora da edição de 2015 da Olimpíada.
Os estudantes e o professor supervisor receberam os cumprimentados do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e da brasileira vencedora da Olímpiada Nuclear de 2015
A Olimpíada contou com três etapas não presenciais e uma final, que foi realizada em Viena, na Áustria. Após cerca de 9 meses de dedicação, os vencedores consagraram o Brasil como campeão pela segunda vez na competição. A equipe, liderada por Vitor Fernandes de Almeida (mestrando/PGCDTN), é também formada pelas alunas Anna Flavia Peluso (Iniciação Científica/CDTN), Edilaine da Silva (mestranda/PGCDTN), Luciana Ribeiro (doutoranda/PGCDTN), Nathalia Medeiros (Iniciação Científica/CDTN), e supervisionada pelo professor Amir Zacarias Mesquita. O objeto de estudo foi o desconhecimento da população brasileira sobre os temas da tecnologia nuclear e uso de radiação.
*Sob supervisão de Agatha Azevedo