Notícias
Engenheiro do CDTN recebe premiação da IAEA
Durante os dias 1 a 5 de novembro foi realizada pela International Atomic Energy Agency (IAEA) a International Conference on Radioactive Waste Management: Solutions for a Sustainable Future, com o objetivo de “compartilhar experiências na gestão de rejeitos radioativos e de aumentar a visibilidade do progresso, boas práticas e soluções eficazes”. Dentro da temática dos trabalhos aceitos, Rafael Almeida, servidor do SEGRE e mestrando do programa de pós-graduação do CDTN, e Paulo Rodrigues, servidor do SEAMA e professor do programa de pós-graduação do CDTN, apresentaram um artigo sobre os métodos de seleção de local para repositório de rejeitos radioativos. Além deste, Rafael e outros/as pesquisadores/as do CDTN também apresentaram um trabalho sobre a análise de segurança do projeto CENTENA (futuro repositório para rejeitos radioativos de baixo e médio níveis de radiação), que permeou as discussões realizadas durante o evento.
O artigo apresentado por Rafael e Paulo foi premiado por ser considerado excelente pelo comitê da conferência na categoria Jovens Profissionais (Young Professionals), categoria esta que busca apoiar o futuro sustentável previsto na Agenda 2030 da ONU. Por isso, Rafael foi convidado a apresentar seu trabalho nas principais sessões do evento. Para Rafael Almeida, a contribuição do trabalho para o campo se dá na utilização de métodos de análise geoespacial no processo de seleção de local de repositórios de rejeitos radioativos.
O CDTN, dessa forma, possui importante papel no cenário internacional no que tange ao desenvolvimento de repositórios e gerenciamento de rejeitos radioativos. De acordo com Rafael Almeida, “esse reconhecimento, tanto para mim quanto para o CDTN, mostra que temos uma geração muito boa de profissionais sendo formados na área nuclear. Além disso, a indústria nuclear tem muito a oferecer na geração de energia com baixa emissão de Gases de Efeito Estufa, e os novos profissionais que estão sendo formados devem ter papel central nessa iniciativa”.