Notícias
Encontro dos BRICS conta com a participação do CDTN
Com a representação de cerca de 42% da população, os BRICS são um importante agrupamento que ganhou destaque em todo o mundo. Ele é composto por cinco grandes países emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Durante os dias 26 a 28 de outubro de 2021, foi realizado o 3º Encontro BRICS do grupo de trabalho de Ciência de Materiais e Nanotecnologia.
O objetivo do evento foi a elaboração de uma “Rede BRICS de Ciências dos Materiais e Nanotecnologia (BRICS-RCMN )”, que servirá como um consórcio acadêmico sem fins lucrativos e que reunirá as principais universidades e organizações de pesquisa dos BRICS na área. Essa rede é uma das iniciativas pontuadas no plano de ação “Conjunto em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)” dos BRICS (2019-2022). Além disso, foi apresentado o site em construção da Rede BRICS, que visa facilitar o estabelecimento de ações em cooperação (como o intercâmbio de pesquisadores e alunos), bem como disponibilizar informações sobre as instituições e grupos de pesquisa envolvidos em Ciência de Materiais e Nanotecnologia.
O 3º Encontro BRICS contou com a participação presencial da delegação brasileira e participação remota das demais delegações. Dentre os representantes do Brasil, estavam pesquisadores do IFAN, UFSC, CNPEM, UEA, UFSCAR, UFRJ e o coordenador do Laboratório de Materiais Avançados e Minerais Estratégicos (LMA/Granioter) do CDTN, Dr. Maximiliano Martins, que apresentou o projeto de implantação do laboratório.
Para Maximiliano, “a presença do Granioter/CDTN na rede BRICS de Ciências dos Materiais e Nanotecnologia (BRICS-RCMN) será uma grande oportunidade para a cooperação técnico-científica e acadêmica entre os pesquisadores e colaboradores do CDTN e pesquisadores de renomadas instituições em países pertencentes ao bloco BRICS”.
O evento se encontra disponível no YouTube , em inglês e português.