Notícias
Egressa do CDTN se torna membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências
Ana Paula de Carvalho Teixeira - Foto: Antônio Santiago
No dia 3 de setembro de 2024, a egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (PPG-CDTN), Ana Paula de Carvalho Teixeira, foi diplomada membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Ana Paula é graduada em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Ciências dos Materiais pelo CDTN e doutora em química pela UFMG. Fez pós-doutorado na Rice University em Houston, nos Estados Unidos, em materiais de carbono e captura de CO2.
Atualmente, Ana Paula é professora do Departamento de Química da UFMG, onde atua na área de materiais sustentáveis. Tem trabalhado também no desenvolvimento de novas aplicações tecnológicas seguras para rejeitos de mineração de ferro nas áreas de construção civil, para desenvolvimento de novos produtos que possam ser utilizados em larga escala, produção de biocombustíveis e remediação ambiental e projetos de pesquisa em parceria com regiões afetadas por acidentes ambientais com barragens de mineração em Minas Gerais.
Fundada em 1916, Academia Brasileira de Ciências reúne atualmente os seus membros em dez áreas especializadas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, Ciências da Engenharia, Ciências da Terra, Ciências Físicas, Ciências Humanas, Ciências Matemáticas e Ciências Químicas.
A categoria de membros afiliados da ABC foi criada em 2007 para incluir jovens pesquisadores promissores das regiões definidas pela instituição, indicados e eleitos por membros titulares com atuação nestas regiões. Anualmente, são eleitos cinco jovens cientistas por região para mandatos de cinco anos, não renováveis. As eleições são conduzidas pelos vice-presidentes de cada região.
Alice Queiróz
Assessoria de Comunicação CDTN
comunicacao@cdtn.br