Notícias
Doutoranda do CDTN recebe menção honrosa por trabalho apresentado em evento internacional
Atividades no reator (Foto: Acervo/CDTN)
A doutoranda do PPG-CDTN Natalia Mendes apresentou o trabalho que investiga a radioatividade residual em topázio azul irradiado no reator nuclear TRIGA IPR-R1. O artigo "Investigación de la radioactividad residual en topacio azul irradiado en el reactor nuclear TRIGA IPR R1 utilizando técnicas analíticas avanzadas" recebeu menção honrosa dentre aqueles apresentados no I Simpósio da Rede de Otimização da Proteção Radiológica na América Latina e Caribe (Reprolam), realizado entre os dias 5 e 8 de novembro, em Recife.
O trabalho tem relação com a pesquisa de doutorado de Natália, cujo objetivo principal é caracterizar as alterações físico-químicas nas gemas antes e após a irradiação com nêutrons. O artigo também é assinado pelos pesquisadores Daniel Campolina, Aloisio Garcia, Paulo César Rodrigues e Thiago Oliveira.
“Foram quase 100 trabalhos publicados. Ganhar uma menção honrosa me faz acreditar que estou no caminho certo. Me senti motivada a continuar buscando superar limites e alcançar novos patamares nesta pesquisa”, comenta.
A partir de técnicas avançadas como análise por ativação neutrônica, espectrometria gama e outros métodos, a doutoranda investiga as mudanças nos centros de cor e na avaliação das doses residuais para transporte e comercialização de gemas em conformidade com normas internacionais, estabelecidas pela Agência Internacional de Energia Atômica.
O CDTN é uma unidade vinculada à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia federal do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A pesquisa conta com apoio do CDTN/CNEN, do CNPq e da Fapemig.
Deize Paiva
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cdtn.br