Notícias
Tese defendida na Pós-Graduação do CDTN vence Prêmio CNEN
Doutora pelo CDTN, Camila Engler venceu a categoria Melhor Tese do Prêmio CNEN 2024 (Foto: Deivid Oliveira)
No dia 31 de outubro, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) anunciou os vencedores do Prêmio Tese CNEN 2024, criado para reconhecer as pesquisas do setor nuclear brasileiro. A tese da doutora Camila Engler, egressa do Programa de Pós-Graduação do CDTN (PPG-CDTN), venceu na categoria Melhor Tese.
A pesquisa de doutorado Fatores que influenciam na densidade mamária de mulheres em rastreamento ao câncer de mama na cidade de Belo Horizonte (MG) analisou as variáveis que influenciaram a densidade mamária em uma amostra da população, além de investigar se os médicos têm informado as pacientes sobre essa condição.
A densidade mamária é definida como a porcentagem de tecido glandular presente na mama. A característica pode ser um fator de risco já que mulheres com mamas densas enfrentam um maior risco da não detecção do câncer de mama. Isso ocorre em razão do mascaramento dos nódulos em uma imagem mamográfica que é causado pelo tecido glandular.
Na tese, Engler analisa 963 questionários de mulheres que realizavam o exame mamográfico de rastreamento de uma clínica particular e de uma pública da capital mineira, além de imagens mamográficas, para listar a relação de fatores estatisticamente significantes na variação da densidade mamária.
“Estudos como o meu podem contribuir para que futuramente o programa nacional de rastreamento ao câncer de mama ofereça pelo SUS, com maior facilidade, outros tipos de exames - além da mamografia - para rastrear o câncer de mama. Assim, as pessoas poderão fazer o exame que mais se adequa ao seu tipo de mama, levando em conta a densidade mamária de cada indivíduo”, comenta Camila Engler, doutora pelo PPG-CDTN.
A entrega do prêmio foi feita na solenidade dos 68 anos da CNEN, no Rio de Janeiro (RJ). A pesquisa de Camila Engler foi orientada pela pesquisadora Maria do Socorro Nogueira, coordenadora do Laboratório de Radioproteção Aplicada à Mamografia. Na solenidade, a orientadora foi representada pela diretora do CDTN, Amenônia Ferreira. Camila foi premiada com uma bolsa de pós-doutorado em unidade vinculada à CNEN e o custeio em participação em congresso realizado no Brasil em 2025. Já a orientadora, receberá o recurso de 50 mil reais para utilização no grupo de pesquisa.
“Recebo esse prêmio com muita alegria! Acredito muito na ciência e sempre fiz tudo com muito carinho. É muito gratificante saber que outras pessoas também gostaram da pesquisa e que foi reconhecida na CNEN, que é um órgão nacional em uma área tão relevante”, comemora Camila.
A lista completa de vencedores em outras categorias está disponível no site da CNEN.
Deize Paiva
Assessoria de Comunicação do CDTN
comunicacao@cdtn.br