Notícias
Diretoria do CDTN recebe vencedores da Olimpíada Nuclear 2019
Vencedores da Olimpíada Nuclear 2019 com o diretor e diretor substituto do CDTN (Foto: Antônio Santiago/CDTN)
Na manhã desta segunda-feira (11), os alunos vencedores da Olimpíada Nuclear 2019 foram recebidos pelo diretor, Luiz Carlos Duarte Ladeira, e pelo diretor substituto, Márcio Tadeu Pereira, na sede do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN).
A equipe foi representada pelos estudantes Vitor Fernandes de Almeida (mestrando/PGCDTN), Edilaine da Silva (mestranda/PGCDTN) e Luciana Ribeiro (doutoranda/PGCDTN). Os alunos receberam os cumprimentos pela vitória e pelo excelente desempenho na competição internacional, organizada pela World Nuclear University (WNU), e apoiada pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA). A final da Olimpíada Nuclear 2019 foi realizada na sexta, dia 01, em Viena, na Áustria.
O grupo abordou o desconhecimento da população brasileira sobre temas relacionados à tecnologia nuclear e uso da radiação no cotidiano, como é o caso da utilização de radiofármacos em exames médicos, por exemplo. Em diálogo com os estudantes, o diretor Luiz Ladeira reforçou o apoio do CDTN às pesquisas que exploram o uso pacífico da tecnologia nuclear, especialmente na área da saúde, além da importância das pesquisas, como a da equipe, para o entendimento da sociedade sobre os estudos e aplicações da radiação.
Estudantes Edilaine da Silva, Luciana Ribeiro, Vitor Fernandes e o Diretor do CDTN Luiz Ladeira (Imagem: Antônio Santiago/CDTN)
*Sob supervisão de Deize Paiva