Notícias
Diretor do CDTN entrega Relatório de Progresso à Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação
Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e Diretor do CDTN, Luiz Ladeira. | Foto: Antônio Santiago/CDTN
O Diretor do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, Luiz Ladeira, se encontrou com a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, para a entrega do Relatório de Progresso e do livro de memórias do Centro “CDTN: Uma Instituição de Vanguarda”. A Ministra esteve na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e lecionou a aula de abertura do ano letivo da instituição.
O Relatório de Progresso (referente às atividades realizadas em 2022) evidenciam as entregas feitas pelo Centro e a importância delas para a sociedade, além de dimensionar o que é a instituição no presente. “Já nosso livro de memórias oferece uma perspectiva histórica do CDTN e ressalta os marcos que atingimos e que tornaram o Centro a potência que é hoje. Entregar estes materiais à Ministra é importante para que possamos evidenciar a história da tecnologia nuclear no Brasil e trabalhar juntos em prol do desenvolvimento científico”, avalia Ladeira.
Em sua fala, Luciana destacou a recomposição do orçamento da área de CT&I, via projeto de lei, com a liberação integral dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), principal instrumento público de financiamento da ciência. Segundo Luiz Ladeira, este compromisso assumido pelo Ministério é importante porque “significa que o CDTN, uma instituição que faz ciência, tecnologia e se projeta no campo da inovação, poderá ser beneficiado”.
A ministra ainda evidenciou o interesse do MCTI em incentivar a participação efetiva de meninas e mulheres na ciência. Neste ponto, o CDTN é uma instituição reconhecida por apoiar as iniciativas de pesquisadoras. Em 2019, três bolsistas do Programa de Pós-Graduação do Centro foram nomeadas enquanto Embaixadoras Nucleares da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN). Além disso, o CDTN busca garantir a participação de mulheres em cargos de liderança, como coordenadoras dos laboratórios de pesquisa do Centro ou como chefes administrativas.
“Manter estas políticas de engajamento é prioridade no CDTN. Para isso, nos apoiamos nas atividades estratégicas do quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que pretende alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Esta abertura oferecida pela Ministra do MCTI respalda este nosso comprometimento, com propostas que já estão sendo absorvidas pela nossa instituição”, certifica Ladeira.
Com informações coletadas no site da CEDECOM.