Notícias
Cursos online do CDTN passam por reformulação para atender o aumento de público
Com a pandemia de Covid-19 instaurada no ano de 2020 e o fechamento de espaços físicos, plataformas de cursos de Educação a Distância (EAD) têm assistido o aumento da procura de formações online.
No Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), uma unidade vinculada à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), só no último ano 1.553 alunos foram matriculados nos sete cursos EAD de proteção radiológica da plataforma do Moodle da instituição.
Os cursos são abertos e gratuitos ao público em geral e com emissão de certificados. Esta plataforma EAD possui conteúdos introdutórios e mais avançados voltados ao tema. No curso Introdução à Proteção Radiológica, com carga horária de três horas, profissionais que ainda não tiveram contato com treinamentos afins poderão se familiarizar com os conceitos de energia nuclear, radioatividade, radioproteção e segurança nuclear.
De acordo com a Norma CNEN NN 3.01, trabalhadores considerados Indivíduos Ocupacionalmente Expostos (IOE) são público obrigatório dessas formações. Isso porque as atualizações em proteção radiológica devem ser realizadas a cada dois anos por esses profissionais, ou quando for considerado necessário para cada equipe.
Com a finalidade de contemplar esses profissionais, a equipe responsável pelos cursos no CDTN elaborou o curso completo de Atualização de Proteção Radiológica, com carga horária de 8 horas. A formação é composta por sete módulos que podem ser acessados de forma independente. São eles: Fundamentos da Física Atômica e Nuclear; Efeitos Biológicos das Radiações; Instrumentação Nuclear e Estatística; Segurança e Proteção Radiológica; Gerência de Rejeitos Radioativos; Transporte de Materiais Radioativos; e, Requisitos Normativos, Licenciamentos e Certificação de Profissionais.
Os alunos e alunas que optarem focar em temas específicos, módulos do curso completo, poderão se matricular nos subcursos com carga horária de 2 horas cada. Esses cursos por módulos específicos também são válidos para atendimento aos requisitos de treinamento e atualização exigidos pela Norma CNEN NN 3.01.
Melhorias nas formas de acesso, conteúdos e flexibilização do aprendizado
A divisão em módulos independentes voltados ao tema da proteção radiológica permite que o próprio aluno escolha, em função de sua disponibilidade de tempo e interesse nos conteúdos, o curso (ou cursos) que melhor se adequem às suas necessidades de aprendizado e suas rotinas de trabalho, flexibilizando o processo de formação.
Além disso, foram feitos aperfeiçoamentos nos conteúdos, na dinâmica de aprendizado interativo e videoaulas. Agora também os cursos são responsivos, ou seja, as telas são compatíveis com diferentes dispositivos além dos computadores e notebooks, como celulares smartphones ou tablets.
Os certificados das formações também foram atualizados, e agora têm a nova identidade visual do CDTN.
A plataforma do Moodle do CDTN será destinada, de forma inédita, ao retreinamento da comunidade interna e externa do CDTN neste ano de 2021, e também será adotada como principal forma de retreinamento para os anos seguintes.
Com a proposta de atender a novas demandas, há previsão de lançamento próximo de mais dois cursos na plataforma EAD do CDTN: o curso para Atividades de Pesquisa (AP) com fontes radioativas, com carga horária de 40 horas; e, o curso para Supervisores de Proteção Radiológica, de 80 horas.