Notícias
Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear comemora 70 anos de história
Da esquerda para a direita: Paulo Pertusi, Presidente da CNEN; Luiz Ladeira, Diretor do CDTN; Paulo Alvim, Ministro do MCTI; Sérgio Freitas, Secretário Executivo do MCTI; Madison Almeida, Diretor de P&D da CNEN | Foto: Gláucia Rodrigues
No dia 22 de agosto, o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), unidade de pesquisa da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), completou 70 anos.
O evento foi prestigiado pelo Ministro de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, recebido pelo anfitrião do evento, o Diretor do CDTN, Luiz Carlos Duarte Ladeira. Também estiveram presentes o Secretário-Executivo do MCTI, Sérgio Freitas; o Presidente da CNEN, Paulo Pertusi; o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, Madison Almeida, dentre outras autoridades da CNEN.
Parte da memória de Minas Gerais e do Brasil
As festividades incluíram a abertura do Projeto Memória, espaço dedicado para preservar a história do Centro - primeira instituição dedicada à área nuclear no Brasil, fundada em 1952. A iniciativa é um marco inicial para resgatar, conservar e manter viva a história do CDTN.
O projeto apresenta para a sociedade parte das pesquisas, iniciativas, serviços e produtos desenvolvidos pela instituição. As instalações do espaço incluem a sala de equipamentos da Química, a exposição de instalações de uso descontinuado, como a Uranie e a primeira mesa de operação do Reator TRIGA IPR-R1 . Outras ações de memória e documentação vão ser promovidas pelo CDTN.
Valorização do legado das pessoas
A solenidade dos 70 anos do CDTN foi realizada no auditório Professor Francisco de Assis Magalhães Gomes. A programação incluiu homenagens aos egressos do Programa de Pós-graduação do CDTN, aos servidores recém-aposentados e aos servidores falecidos no último ano. Em seus discursos, as autoridades destacaram a importância do Centro para o desenvolvimento da ciência nuclear no país. O Diretor do CDTN, Luiz Ladeira, aproveitou a ocasião para apresentar o livro “ Uma instituição de vanguarda ”, que conta com fotos das sete décadas da instituição e suas contribuições ao país através dos anos.
Projeto Memória do CDTN | Foto: Gláucia Rodrigues