Notícias
CDTN, UFAM e UFSC têm projeto aprovado pelo CNPq
O Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), aprovaram o projeto “Mineração urbana e reciclagem de ímãs permanentes de terras-raras”, que tem como objetivo desenvolver rotas sustentáveis de processamento e reciclagem de ímãs à base de terras-raras. O projeto foi contemplado pelo edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sobre o tema “minerais estratégicos com aplicação em produtos de alta tecnologia”.
Os ímãs de terras-raras são utilizados em turbinas para produção de energia eólica, veículos elétricos, máquinas industriais automatizadas e dispositivos elétricos e eletrônicos, totalizando cerca de 35% da demanda global de terras-raras. Assim, o projeto irá inovar o campo das pesquisas com minerais estratégicos, transformando resíduos sólidos de alto valor agregado em matéria-prima de elevada qualidade, através de um modelo industrial focado na sustentabilidade. Além disso, o projeto irá nacionalizar a tecnologia de extração dos elementos de terras-raras, que antes eram enviados para empresas na Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, entre outros países.
Segundo José Domingos Ardisson, responsável pelo projeto no CDTN, “a pesquisa é importante para a sociedade porque nos ajuda a encontrar novas maneiras de usar recursos naturais (terras-raras) sem causar danos ao meio ambiente. A pesquisa também oferece maiores oportunidades econômicas e um fornecimento mais estável desses materiais vitais para o crescimento do país”. O projeto aposta na multidisciplinaridade e reúne temas sobre Economia Circular, Engenharia de Materiais e Física Aplicada para entregar à sociedade tecnologias economicamente sustentáveis para reciclagem de ímãs permanentes.
Com informações coletadas no site da UFAM.