Notícias
CDTN recebe alunos do ensino superior para visitas técnicas
Alunos em visita ao Reator de Pesquisa TRIGA IPR-R1 | Foto: Alice Queiróz/CDTN
O Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) recebeu, nesta semana, alunos (as) do curso superior de Engenharia Mecânica e Elétrica para uma visita técnica às instalações do Centro. Durante o período, os estudantes conheceram o Espaço Memória do CDTN , o Reator de Pesquisa TRIGA IPR-R1 , o Laboratório de Irradiação Gama (LIG) e o Laboratório de Termohidráulica.
Suspensas devido à pandemia de Covid-19, as visitas técnicas são uma das principais ações de divulgação científica da instituição. Durante as visitas, são apresentadas as áreas de atuação do CDTN, os laboratórios e os projetos em andamento, com o objetivo de evidenciar os impactos positivos das atividades realizadas no Centro para a sociedade. As visitas também contribuem para a formação complementar dos estudantes. Segundo Jhonata Rodrigues, professor responsável pela turma visitante, “esta foi uma excelente oportunidade para expandir a perspectiva dos alunos sobre as diversas aplicações das tecnologias nucleares, além de evidenciar outras possibilidades no campo de trabalho”.
O roteiro das visitas é preparado de acordo com a área de interesse da turma e as palestras planejadas tendo em vista o grau de conhecimento na área. Vale ressaltar que o público atendido é de estudantes do 3º ano do Ensino Médio e de alunos do Ensino Superior. Para Marina Bicalho, membro do Comitê de Divulgação Científica e chefe do Serviço de Radiofármacos do CDTN , as visitas proporcionam uma nova abordagem de aprendizado e evidenciam o uso pacífico da tecnologia nuclear. “É uma recompensa muito grande, para o CDTN, contribuir para a formação desses alunos, que futuramente podem se interessar em nosso Programa de Pós-Graduação . Consideramos as visitas uma atividade valiosa porque através delas nós evidenciamos que o uso da radiação e das técnicas nucleares são atividades realizadas em prol da sociedade”, avalia.
Alunos visitam o Espaço Memória e o Laboratório de Termohidráulica do CDTN | Foto: Alice Queiróz/CDTN
As visitas técnicas no CDTN
Em 2019, o CDTN atendeu mais de 2.900 pessoas em 70 visitas, enquanto no ano anterior, em 2018, mais de 1.800 visitantes passaram por aqui em 56 ocasiões. Há a modalidade de visitas técnicas, para conhecer as instalações e laboratórios, como também visitas de pesquisa para a realização de trabalhos mais específicos. Para saber mais sobre as visitas e a disponibilidade de marcação, entre em contato através do email assessoria@cdtn.br .