Notícias
CDTN recebe alunos do Curso de Especialização em Gerência de Rejeitos Radioativos para realização de aulas práticas
Alunos do Curso de Especialização em Gerência de Rejeitos Radioativos visitam Reator TRIGA IPR-R1. | Foto: Deivid Oliveira/CDTN
Entre os dias 02 e 07 de maio, o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) recebeu os alunos da primeira turma do Curso de Especialização em Gerência de Rejeitos Radioativos para realização das aulas do primeiro Módulo Prático do Curso, ofertado pelo Programa de Pós Graduação Lato Sensu do CDTN. Os alunos visitaram o Reator TRIGA IPR-R1 e tiveram aulas práticas em alguns laboratórios do Centro. Entre os temas abordados nas aulas estão: Detecção da radiação, Levantamento radiométrico e descontaminação, Caracterização de rejeitos radioativos e Armazenamento inicial e intermediário de rejeitos radioativos.
O curso visa contribuir para a formação de recursos humanos especializados para a operação do Repositório Nacional para a deposição de rejeitos radioativos de baixo e médio nível de radiação, e que será implantado no Brasil nos próximos anos. O escopo do Curso trata fundamentalmente de aspectos técnicos e administrativos necessários para a gerência de rejeitos radioativos. Para uma das coordenadoras do curso, Clédola Cássia Oliveira de Tello, “a ideia é disseminar as boas práticas, filosofia, a parte de teoria e a parte prática da gerência de rejeitos, para que no Brasil a gente tenha uma homogeneidade de informações e de ações que cumpram toda a nossa legislação. Isso porque, inclusive, o Brasil faz parte de uma convenção conjunta em Gerenciamento de Rejeitos Radioativos com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).”
O Curso de GRR conta com alunos de instituições de todo o Brasil, entre elas o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) e a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul). A Chefe da Divisão de Química, Materiais e Rejeitos do IEN, Maria Isabel Barbosa, está fazendo o curso como forma de estimular os outros servidores do Instituto, para que eles façam os próximos cursos que estão por vir. Além disso, Maria Isabel garante que “para o IEN, esse curso está sendo importantíssimo. Porque o IEN está passando por uma fase em que ele vai ter que licenciar os depósitos. A gente sempre fica muito perdido, então esse curso está dando esse embasamento sobre as teorias e as normas. E isso vai ser muito importante no processo de licenciamento do IEN nas área de rejeitos radioativos”.
A atividade de ensino e a formação especializada do CDTN focam suas ações na formação de profissionais com alta qualificação científica e tecnológica para atuar em atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), tanto do setor nuclear, como em áreas correlatas de relevância estratégica para o estado de Minas Gerais e o Brasil. A oferta de cursos de especialização através do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu faz parte das diretrizes do Plano Diretor 2019-2023 do CDTN. Para o Diretor do Centro, Luiz Carlos Duarte Ladeira, "esse primeiro curso é uma vitrine, estamos de olho nele, vamos aproveitar a experiência para não termos nenhuma dificuldade com os próximos.”