Notícias
CDTN realiza a troca da fonte do Laboratório de Irradiação Gama
Nova fonte de Cobalto-60 na chegada ao CDTN - Foto: Antônio P. Santiago
As atividades do Laboratório de Irradiação Gama (LIG) retornam normalmente hoje, dia 18 de setembro, após o período de troca da nova fonte do irradiador no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN). A instalação passou por um período de testes, com calibração, levantamento radiométrico e determinação da curva de irradiação da fonte.
Hoje, o laboratório irradia bolsas de sangue e hemocomponentes para doação de pacientes imunossuprimidos, faz a indução de cores em pedras preciosas e semi-preciosas para agregar valor aos itens, a esterilização de produtos médicos, farmacêuticos e veterinários, dentre outras ações de prestação de serviços, pesquisa e ensino.
O Cobalto-60 é um isótopo radioativo com meia-vida de aproximadamente cinco anos. Após esse período, a potência do equipamento diminui pela metade, levando a um aumento no tempo de exposição dos produtos à radiação para que o processo seja efetivo.
“Ao levar mais tempo para irradiar os produtos, o Laboratório acaba por atender menos clientes, por isso é importante a troca periódica da fonte”, aponta o chefe da Divisão de Radioproteção e Segurança Nuclear, Pablo Grossi.
A fonte em desuso está temporariamente abrigada no CDTN. Após conclusão dos trâmites legais e liberação por parte da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o equipamento será enviado para a empresa de origem, Nordion, sediada no Canadá. A operação internacional demanda uma logística especial já que o equipamento é mobilizado via transporte marítimo entre os países.
Retirada da fonte antiga - Foto: Alice Queiróz
O LIG
O Laboratório de Irradiação Gama (LIG) foi inaugurado no dia 3 de dezembro de 2002 no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear. Desde então, a infraestrutura é utilizada para fins de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, prestação de serviços à comunidade e formação de pessoal especializado.
Os serviços prestados pelo LIG incluem o tratamento de sangue e hemocomponentes, a modificação ou indução de cores em gemas para agregar o valor dos itens, o tratamento e conservação de alimentos, a conservação de bens culturais, e, também, a esterilização de produtos médicos, farmacêuticos, veterinários e cosméticos. As atividades realizadas no laboratório não produzem nenhum tipo de rejeito.
O CDTN é uma instituição vinculada à CNEN, autarquia federal do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.