Notícias
CDTN participa de caminhada em prol do combate ao câncer de mama
Da esquerda para direita: Leandro Vieira, Luciene Carvalho, Flávia Silva, representantes da Vigilância Sanitária de Minas Gerais, e Maria do Socorro Nogueira, pesquisadora do CDTN - Foto: Alice Queiróz
No dia 23 de outubro foi realizada a Caminhada Rosa, iniciativa da Associação Solidária às Pessoas com Câncer (ASPEC), com apoio do CDTN. Os participantes percorreram um trajeto de 3km, partindo da Praça Juscelino Kubitschek, passando pela Praça da Bandeira, e retornando ao ponto de partida.
O evento é uma ação da campanha Outubro Rosa, que visa ampliar a luta e o combate ao câncer de mama. Além da caminhada, outras atividades foram realizadas, entre elas aferição de pressão arterial dos participantes, aula de zumba e de alongamento e doação de cabelos para pacientes em tratamento.
O Programa Atalanta também foi apresentado para os participantes durante as atividades do evento. O Atalanta é um sistema criado e mantido pelo CDTN em conjunto com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, através da Superintendência Estadual de Vigilância Sanitária, como parte do Programa Estadual de Controle de Qualidade em Mamografia – PECQMamo.
O objetivo do Programa é monitorar semestralmente, através da avaliação da imagem de um objeto de teste, a qualidade dos equipamentos de mamografia instalados em estabelecimentos de saúde do estado de Minas Gerais.
Partida da Caminhada Rosa na Praça Juscelino Kubitschek - Foto: Alice Queiróz