Notícias
CDTN renova acordo de cooperação com a Universidade de Salamanca
Foto: Alice Queiróz/CDTN
O Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) renovou o acordo de cooperação com a Universidade de Salamanca (USAL), da Espanha. O convênio estabelece uma colaboração institucional bilateral entre o CDTN e a USAL, permitindo a realização de teses de doutorado em regime de cotutela. Como resultado, os(as) estudantes obtêm o título de doutor(a) pelas duas instituições. Desde o início do acordo, três alunos do Programa de Pós-Graduação do CDTN foram beneficiados.
O acordo prevê a atuação e pesquisa nas áreas de tecnologia mineral e geologia, e dentre os resultados já obtidos destacam-se: a caracterização geológica de minérios de urânio, terras raras e outros elementos estratégicos; e a recuperação de terras raras a partir efluentes de drenagem ácida de minas. Para Maximiliano, o acordo com a Universidade de Salamanca, instituição de ensino mais antiga da Espanha e quarta da Europa, fomenta o ensino nos países envolvidos e “contribui para a formação de jovens profissionais cada vez mais capacitados para o desenvolvimento tecnológico da ciência nuclear e áreas correlatas. Assim, o CDTN desempenha um papel fundamental na política de formação de recursos humanos especializados”.
Nos dias 27, 28 e 29 de junho, Maximiliano Martins, Pró-Reitor do Programa de Pós-Graduação do CDTN, realizou uma visita à Universidade de Salamanca com o objetivo de ampliar as áreas de interesse para o intercâmbio de alunos e pesquisadores no âmbito do acordo de colaboração entre as instituições. Durante o encontro, foi realizada uma apresentação do CDTN e uma visita ao Centro Español de Láseres Pulsados (CLPU) e à Faculdade de Ciências da USAL.