Notícias
Bolsistas do CDTN serão nomeadas Embaixadoras Nucleares da ABEN no INAC 2019
As alunas Bárbara Braga, Laura Takahashi e Natália Taveira, da equipe Nucleotiza – Nuclear Conscientiza, e Patrícia Caetano, Joice Idehara e Daniele Fagundes, da equipe ProTecNu – Pró Tecnologia Nuclear, serão nomeadas Embaixadoras Nucleares da ABEN, durante a International Nuclear Atlantic Conference – INAC 2019, que acontece em Santos, São Paulo, de 21 a 25 de outubro, deste ano.
Elas formam as duas equipes vencedoras do concurso Embaixadores Nucleares, promovido pela Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) em todo o Brasil, com objetivo de impulsionar o alcance das informações sobre a tecnologia nuclear e seus benefícios visando educar o público e aumentar o número de pessoas que compreendam os benefícios do desenvolvimento do setor no País.
Durante o evento, a Nucleotiza, vencedora na categoria de graduação (primeiro lugar geral) e a ProTecNu, na categoria de pós-graduação (terceiro lugar geral), irão apresentar os projetos realizados pelas duas equipes ao público em geral e à comunidade científica.
O projeto da Nucleotiza partiu do princípio de que, para divulgar as aplicações das tecnologias nucleares, inicialmente seria necessário conscientizar as pessoas de que a radiação ionizante está presente no dia a dia delas, visto que na sociedade existem vários estereótipos da área nuclear, o que gera receio e medo na população. O Nucleotiza reconhece e acredita no potencial da área nuclear e trabalha para que todas as pessoas também possam ter acesso às informações dessa área.
A equipe iniciou sua atuação tornando-se influenciadores nas redes sociais e buscando estratégias de comunicação para garantir que as informações corretas fossem transmitidas. Assim, foram criadas páginas nas redes sociais: Facebook (Nucleotiza – Nuclear Conscientiza) e no Instagram (embaixadores_Nucleotiza). O Nucleotiza também esteve presente em vários eventos da comunidade científica para divulgar o projeto e elaborou palestras para alunos do ensino fundamental, ensino médio e para graduação.
A equipe ProTecNu (Pró Tecnologia Nuclear), composta por Patrícia Caetano, Daniele Fagundes e Joice Idehara, pós-graduandas do CDTN, implementou durante os anos de 2018 e 2019 palestras, debates e workshops para alunos de graduação (UNA, FUMEC, NEWTON PAIVA e CEFET MG) e nível técnico (CEFET MG). Na ocasião foram discutidas as aplicações da radiação ionizante no tratamento de alimentos, na esterilização de produtos médicos e laboratoriais, na modificação ou indução de cores em gemas e como traçadores radioativos.