Notícias
Balanço: V Seminário de Terras Raras supera as expectativas de público virtual e de interação
Nesta quarta-feira, 14, foi realizado o terceiro e último dia do V Seminário Brasileiro de Terras Raras. A proposta do evento é fomentar o diálogo entre a comunidade científica, empresas e governo a respeito do desenvolvimento da cadeia de terras raras, da extração até suas aplicações na indústria, além dos desafios técnicos e financeiros.
Os Elementos Terras Raras são considerados minerais estratégicos para o país, na medida em que podem gerar alto valor agregado, especialmente com aplicações no setor de tecnologia. O evento apresentou os avanços de estudos e aplicações das das terras raras no Brasil.
Além do CDTN, participaram da programação representantes de mais 28 instituições, dentre institutos de pesquisa, agências de fomento, institutos voltados à inovação e integrantes de dois ministérios: Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e Ministério de Minas e Energia.
Foram mais de 900 inscritos para o evento. Realizado pela plataforma Zoom, o evento contou com transmissões ao vivo dos três dias por meio do canal do Youtube do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Ao todo, foram mais de 8.300 visualizações no Youtube.
Para integrantes da comissão organizadora, o evento superou as expectativas. “Foi um trabalho árduo e muito bem conduzido. Como evento virtual, extrapolou expectativas em termos de interação e alcance do público. Foi um espaço de encontro entre palestrantes jovens e seniores. Isso demonstra que a história de desenvolvimento e da pesquisa em terras raras como interessante e viva", afirmou o professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Paulo Antônio Pereira Wendhausen, membro da comissão.
Confira as apresentações por dia de evento, na íntegra, feita no canal do MCTI, em playlist feita pelo CDTN neste link.