Notícias
Balanço do Centro Tecnológico Nuclear e Ambiental apresenta avanços do projeto de 2023
Mesa solene - Foto: Bianca Wendhausen
A equipe do projeto do Centro Tecnológico Nuclear e Ambiental (CENTENA) realizou um encontro para balanço das atividades do projeto em 2023 na tarde do dia 4 de dezembro. O Seminário Anual de Resultados do projeto CENTENA foi sediado pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia federal do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O projeto tem o objetivo de construir e comissionar um centro tecnológico para fazer a deposição definitiva dos rejeitos radioativos de baixo e médio níveis de radiação gerados no território nacional. A competência do projeto é da CNEN e a coordenação técnica é do CDTN. Além de apresentar o status dos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento produzidos no âmbito do empreendimento em 2023, o evento reuniu autoridades e parceiros do CENTENA.
A mesa de abertura foi composta pelo anfitrião do evento, o Diretor do CDTN, Luiz Carlos Duarte Ladeira, acompanhado do Coordenador-Geral de Tecnologia Estratégicas do MCTI, Jean Robert Batana Pires Ferreira, do Presidente da CNEN, Francisco Rondinelli Júnior, do Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, Wilson Parejo Calvo, e da Coordenadora Técnica do CENTENA, Clédola Cássia O. de Tello.
Apresentações
O Presidente da CNEN, Francisco Rondinelli Júnior, fez a palestra de abertura do evento, com o tema “A agenda nuclear 2025-2035 para o Brasil”. Em sua fala, Rondinelli apresentou os principais desafios e perspectivas da área no próximo decênio. Foram apresentados os principais projetos estratégicos que fazem parte do escopo da CNEN, bem como os benefícios que cada um deles irá oferecer para a tecnologia nuclear no futuro.
Na sequência, a Coordenação Técnica do projeto CENTENA apresentou os resultados de 2023. A Coordenadora Clédola Cássia expôs os avanços alcançados neste ano, assim como as atividades de pesquisa e desenvolvimento em temas relacionados ao CENTENA realizadas por alunas de Iniciação Científica e Pós-Graduação. Já o Coordenador Rogério Mourão fez uma exposição sobre as contratações e capacitação de recursos humanos e encerrou a apresentação com um vídeo com depoimentos dos alunos do Curso de Especialização em Gerência de Rejeitos, formados neste ano para capacitar profissionais na área.
O evento foi gravado na íntegra. Assista a gravação no canal do CDTN no Youtube: Seminário de Resultados do Projeto CENTENA 2023
Saiba mais sobre o CENTENA
O Projeto CENTENA tem como objetivo projetar, construir e comissionar um centro tecnológico que, além de armazenar definitivamente os rejeitos radioativos, vai contar com edificações de apoio operacional e instalações para pesquisa e desenvolvimento tecnológico. A divulgação de atividades do setor nuclear e treinamentos especializados serão também contempladas no Centro.
O repositório armazenará os rejeitos radioativos tratados provenientes da utilização da energia nuclear no Brasil na indústria, na medicina, na pesquisa, na geração de energia e no meio ambiente, bem como do descomissionamento de instalações radioativas e nucleares.
O empreendimento terá uma superfície de cerca de 40 hectares, compreendendo as áreas de deposição e toda a infraestrutura necessária para garantir a segurança durante as etapas de operação e de guarda institucional. As áreas de deposição, cujo conceito será o de múltiplas barreiras, estão sendo planejadas para receber rejeitos radioativos até 2080.
Confira todas as informações na página oficial do projeto: www.gov.br/cdtn/centena