Notícias
Autoridades do MCTI visitam instalações do Projeto GraNioTer
Representantes do MCTI e CDTN em reunião sobre o Projeto GraNioTer - Foto: Antônio P. Santiago
Representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) visitaram as instalações do Laboratório de Materiais Avançados e Minerais Estratégicos (GraNioTer-CDTN). O encontro fez parte da visita do Ministério ao Ecossistema de Materiais Avançados do Estado de Minas Gerais. Além do CDTN, outras seis instituições científicas foram visitadas entre os dias 24 e 25 de agosto.
A vinda das autoridades teve como finalidade acompanhar a evolução das instalações do GraNioTer, que está na fase de obras prediais. Durante a reunião, os projetos científicos e tecnológicos do Laboratório com empresas e startups foram apresentados. Além disso, foi feita também uma apresentação geral, destacando o histórico, missão e objetivos, recursos financeiros disponíveis, estrutura e infraestrutura, resultados e ações realizadas e planejamento de 2023.
Estiveram presentes na visita o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Guilherme Coutinho Calheiros, e o Coordenador-Geral de Tecnologias Habilitadoras do MCTI, Felipe Silva Bellucci.
“O GraNioTer é uma ação conduzida no CDTN sob demanda do MCTI, no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, portanto, é importante apresentar o projeto ao novo Secretário para dar continuidade à parceria da nossa instituição com o Ministério, que já vinha sendo conduzida na gestão anterior”, destacou Maximiliano Martins, Coordenador Geral do GraNioTer.
O Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) é uma unidade vinculada à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia do MCTI.
O GraNioTer
O Laboratório de Materiais Avançados e Minerais Estratégicos (GraNioTer-CDTN-MCTI) visa se tornar um hub tecnológico de Materiais Avançados e Minerais Estratégicos no âmbito nacional. O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento de iniciativas estratégicas em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, em estágios intermediários de maturidade tecnológica, para contribuir com a consolidação das cadeias produtivas baseadas em materiais avançados e minerais estratégicos com demanda global em crescimento, como Grafeno, Nióbio e Terras Raras. O projeto é uma ação prioritária do MCTI e apoiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).