Notícias
Autoridades de segurança nacional visitam o CDTN para estudo de caso
Estudo de caso da recuperação das fontes de Césio-137 extraviadas em Nazareno (MG) - Foto: Antônio Santiago
No último dia 27, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) realizou uma missão no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, com o intuito de realizar um estudo de caso sobre a recuperação das duas fontes de Césio-137 extraviadas em junho deste ano, da empresa AMG Mineração, em Nazareno (MG), e efetuar visitas técnicas às instalações do Centro. Além dos membros da Abin, estiveram presentes também integrantes das forças de segurança do estado de Minas Gerais.
O evento reuniu três momentos de exposição com apresentação institucional do CDTN, relato das atividades lideradas pela instituição no processo de recuperação das fontes de Césio-137 e apresentação do Programa de Articulação Nacional Entre Governo, Empresas e Instituições Acadêmicas para a Prevenção e Mitigação do Risco de Eventos Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares Selecionados (PANGEIA). Além de apresentar o PANGEIA, os representantes da Agência explicaram o papel exercido por eles em casos de emergência radiológica.
A equipe da Abin visitou as instalações do CDTN consideradas sensíveis. Estes locais recebem essa categorização, pois apresentam fontes radioativas abertas ou seladas, combustível nuclear, etc. Entre os locais visitados, estão: Laboratório de Irradiação Gama, o Reator TRIGA IPR-R1, o Depósito de Fontes e a Unidade de Pesquisa e Produção de Radiofármacos.
O CDTN é vinculado à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.